Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Tufão Morakot chega provocando inundações e deslizamentos

Sexta-feira, 7 ago 2009 - 11h50
Por
O Tufão Morakot entrou em Taiwan num raio de 200 quilômetros com ventos de 144 km/h provocando fortes chuvas, inundações e deslizamentos de terra. A região está paralisada.


Clique para ampliar

Autoridades do governo suspenderam nesta sexta-feira, as atividades nos mercados financeiros, em repartições públicas e nas escolas da ilha. Voos domésticos e internacionais também foram suspensos por causa do mau tempo. A atividade pesqueira precisou ser totalmente interrompida e os navios de Taiwan estão ancorados nos portos.

Segundo o Serviço Meteorológico Central de Taiwan, Morakot se movimenta com velocidade de 12 km/h e seus ventos estão em 128 km/h.


Filipinas


A violenta passagem do Tufão pelas Filipinas deixou dez mortos, entre eles dois turistas franceses. Mais de 12 mil pessoas tiveram que deixar suas casas em razão das inundações. Por precaução voos e trens foram cancelados. As equipes de resgate estão utilizando helicópteros para resgatar pessoas ilhadas.

China


Autoridades chinesas evacuaram mais de 20 mil pessoas na província de Fujian (sudeste) por onde o tufão Morakot deve passar neste sábado. Quase 34 mil embarcações precisaram voltar aos portos. Cerca de 900 turistas também foram retirados da ilha de Nanji. No litoral as ondas chegaram a 6 metros, segundo informações da agência Nova China.


Foto: Imagem registrada pelo satélite japonês MTSAT mostra o poderso tufão Morakot próximo à Taiwan. No momento da foto, feita às 12h30 do dia 6 de agosto de 2009, Morakot sustentava ventos de 166 km/h, com rajadas atingindo 210 km/h. Crédito: NOAA/NWS.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Assim como o homem procura justiça na igualdade, a sociedade procura odem na anarquia" - Pierre J. Proudhon