Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Túnel do Tempo: Há dois anos, cometa ISON era destruído pelo Sol

Quarta-feira, 4 nov 2015 - 10h35
Por Rogério Leite
De todos os corpos celestes, os cometas são os mais temperamentais. Em novembro de 2013, um objeto vindo de fora do Sistema Solar provou isso e protagonizou um dos momentos mais impressionantes da astronomia.

Caminho feito pelo Cometa ISON durante a máxima aproximação (Periélio) - Clique para ampliar

Enquanto estão distantes e bem longe do Sistema Solar os cometas são muito previsíveis e se comportam exatamente como o calculado pelas equações, mas na medida em que começam a sentir a presença do Sol as coisas começam a mudar.

C/2012 S1 ISON foi inicialmente observado pelos observatórios de Monte Lemmon e Panstarrs, nos EUA, entre 28 de dezembro de 2011 e 28 de janeiro de 2012 e teve sua órbita calculada com precisão a partir de observações feitas pelo astrônomo russo Artyom Novichonok e pelo seu colega Vitali Nevski, da Bielorússia, a quem cabe os créditos pela descoberta.

Após ter sua orbita calculada, os pesquisadores constataram que o cometa estava rumando contra o Sol e em 28 de novembro de 2013 chegaria a apenas 1.1 milhão de quilômetros da superfície da estrela.


Veja o vídeo

Devido ao temperamento instável, muitos astrônomos acreditavam que a rocha se desintegraria bem antes de atingir a máxima aproximação, enquanto outros apostavam suas fichas que ISON se comportaria exatamente como o previsto e contornaria o Sol.

No entanto, os partidários da segunda hipótese não arriscavam um palpite se ISON sobreviveria ou não ao periélio. O mais provável era que o cometa se fragmentaria no momento da máxima aproximação, formando uma grande nuvem de partículas que vagaria no espaço. E foi quase isso.

Cometa ISON observado em La Palma, nas Ilhas Canárias - Clique para ampliar

Para deleite dos observadores, um dia antes da máxima aproximação ISON entrou no campo de visão do satélite de observação solar SOHO e todo o mundo pode acompanhar em tempo quase real um dos eventos astronômicos mais esperados do século.

O cometa atingiu o periélio às 18:45 UTC (16h45 pelo Horário de Brasília) do dia 28 de novembro de 2013, a uma velocidade estimada de 1.36 milhões de km/h ou 377 km/s. Se fosse um avião, seria possível fazer uma viagem de São Paulo à Nova York em menos de 20 segundos.

Como previsto, ISON chegou intacto ao encontro da fornalha solar e foi praticamente fulminado. Algumas horas depois, no entanto, as imagens do telescópio SOHO mostraram um estranho objeto emergindo do outro lado do Sol, o que fez muitos acreditar que o cometa havia sobrevivido.

Na realidade, o que estava sendo observado era o material sublimado, que permaneceu coeso e seguia dentro da orbita calculada. À medida que as horas se passaram o material se dispersou e em poucos dias nãohavia mais sinais do famoso viajante de espaço.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown