Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Universidade do Colorado prevê temporada de furacões mais amena

Sexta-feira, 10 abr 2009 - 13h20
Por
A temporada de furacões do Atlântico Norte que começa em junho deverá ser menos intensa este ano. Pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA) divulgaram uma nova previsão esta semana de 12 tempestades tropicais, das quais 6 podem se transformar em furacões.

A formação de um fraco El Niño, fenômeno que aquece as águas do Pacífico tende a diminuir a atividade dos furacões no Atlântico Norte este ano, preveem os pesquisadores.

A mesma equipe da Universidade do Colorado tinha estimado em dezembro de 2008 uma temporada de furacões mais intensa com 14 tempestades tropicais e sete furacões.

A temporada de 2008 foi uma das mais agitadas com a formação de 16 tempestades tropicais, sendo que oito delas viraram furacões.

Cuba foi uma das áreas mais devastadas pelas tormentas no ano passado. Três principais furacões com categoria igual ou superior a 3 na escala Saffir-Simpson que vai até 5, passaram pela ilha causando um prejuízo de cerca de 10 bilhões de dólares.

Foto: O poderoso furacão Ike foi o terceiro mais intenso sistema de baixa pressão a atingir os EUA. Em setembro de 2008 Ike produziu ventos de 232 km/h e causou pelo menos 164 mortes, sendo 74 somente no Haiti. Crédito: NOAA/NASA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Viver é uma arte, um ofício. Só que precisa cuidado prá perceber que olhar só prá dentro é o maior disperdício..." - Nando Reis