Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Universidade do Reino Unido apresenta carro ecologicamente correto

Quarta-feira, 06 mai 2009 - 15h42
Por
Cientistas da Universidade de Warwick do Reino Unido apresentaram esta semana o carro mais rápido do mundo movido a biocombustível.

O carro foi construído com base no modelo da Fórmula 3, mesmo peso, tamanho e desempenho. A novidade é o combustível feito de restos de chocolate e óleos vegetais produzido com fibras de plantas que permite uma velocidade de mais de 230 km/h. No volante, no banco e outras estruturas foi utilizado fibras de plantas.

Durante os testes iniciais, a velocidade do carro chegou a 96 km/h, mas os criadores garantem que nas próximas semanas com alguns ajustes, ele terá melhor desempenho.

O gerente de projetos da Universidade, James Meredith, afirma que o principal objetivo da experiência é mostrar que é possível a construção de um carro que seja rápido e eficiente sem poluir o ambiente.

Em 2007, dois britânicos viajaram do Reino Unido até Timbuktu, em Mali, na África, usando biocombustível de chocolate. Na ocasião o modelo usado foi um Ford Iveco Cargo, modelo 89.

Foto: Cientistas da universidade de Warwick posam ao lado do carro movido com restos de chocolate e óleos vegetais. Da esquerda para direita vemos Dr. Kerry Kirwan, Dr. Steve Maggs e Dr. James Meredith. Crédito: Peter Dunn/University of Warwick.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Um bom limite para liberdade nossa é a liberdade alheia" - A. Karr