Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Vamos para o Sol! Nasa confirma lançamento da primeira sonda solar

Quarta-feira, 31 mai 2017 - 10h34
Por Rogério Leite
O lançamento da Solar Probe Plus marca o início da exploração solar não tripulada, que deverá estudar o astro-rei dez vezes mais perto que a distância de Mercúrio. Vamos para o Sol!

Um dos principais estudos a ser feito pela Solar Probe Plus será compreender o motivo pelo qual a temperatura da coroa (a parte mais externa da atmosfera solar) é milhares de vezes maior que a superfície.

De acordo com a agência espacial americana, NASA, a sonda será lançada no primeiro semestre de 2018, em uma órbita altamente elíptica que a colocará a cerca de 6 milhões de quilômetros da estrela em seu ponto mais próximo, o periélio.

Para chegar ao Sol, a Solar Probe Plus contará com assistência gravitacional de Vênus, de onde será estilingada algumas vezes até ganhar velocidade suficiente para chegar ao domínio solar no padrão orbital elíptico correto. Ao todos serão 24 orbitas ao redor da estrela e durante o periélio (ponto mais próximo do Sol) a velocidade atingirá 200 km por segundo, ou mais de 720 mil km/h, cerca de 0,07% da velocidade da luz.

Objetivo da Solar Probe Plus


Durante as 24 revoluções ao redor do Sol, a Probe Plus coletará diversas informações que ajudarão os cientistas a compreenderem melhor o funcionamento da estrela, entre eles o motivo pelo qual a temperatura da coroa (a parte mais externa da atmosfera solar) é milhares de vezes maior que a superfície.

Para fazer isso a sonda conta com câmeras, sensores de partículas e magnetômetros protegidos por avançadas blindagens térmicas construídas em compostos de carbono. Isso permitirá que os circuitos eletrônicos operem em temperatura bem mais baixa, próximas às encontradas nos computadores usados aqui na Terra.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown