Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Veja onde encontrar o cometa verde neste fim de semana

Sexta-feira, 3 fev 2023 - 10h14
Por Rogério Leite
Sexta, sábado e domingo serão bons dias pra encontrar o cometa verde C/2022 E3 ZTF no céu noturno. A presença da estrela Capella será um bom guia, lembrando que o uso de binóculos ou uma pequena luneta é fundamental para a observação o visitante. Se não o vir agora, não se preocupe. Talvez daqui 50 mil anos ele passe novamente!

Carta celeste mostra a posição do cometa Verde C/2022 E3 ZTF no céu noturno entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2023.


Atualmente, C/2022 E3 ZTF está a 43 milhões de km da Terra, situado no quadrante norte, na direção da constelação da Girafa, pertinho da fronteira com o Cocheiro. Embora sua magnitude seja estimada em 5.5, ou seja, no limiar de percepção de brilho da visão humana, sua posição nesta sexta-feira ainda não é tão boa devido à proximidade com o horizonte.

No sábado as coisas melhoram bastante. Mais elevado no céu próximo às 20h00 BRT, C/2022 E3 ZTF poderá ser apreciado abaixo da estrela Capella, mas ainda difícil de ser encontrado caso o observador não possua familiaridade com o as estrelas no firmamento.

No domingo, encontrar C/2022 E3 ZTF poderá ser mais fácil encontrado, pois estará bem mais perto de Capella, o que facilitará muito sua localização.

Se você mora em locais com muita poluição luminosa, como é o caso de grandes cidades, será praticamente impossível encontrar o cometa, principalmente se você não tem prática de observação celeste. Neste caso sugerimos viajar a um local bem mais escuro, onde a presença de luzes e poluição interfere menos na observação.

Posição do cometa C/2022 E3 ZTF no dia 10 de fevereiro, quando a presença de Marte servirá de guia para encontrar o objeto no céu.

Ajuda Marciana


Se você não está muito acostumado a caçar objetos no céu ou se esta for sua primeira tentativa de encontrar um cometa, temos uma boa notícia. Entre 8 e 11 de fevereiro de 2023 o cometa C/2022 E3 ZTF estará visualmente muito perto do planeta Marte, o que facilitará tremendamente a tentativa de localização. Para ver o cometa nestes dias, utilize um binóculo de boa qualidade e "vasculhe" a região ao redor do Planeta Vermelho, com atenção para um "esfumaçado verdinho", que poderá ser a assinatura do cometa.


Binóculos e Fotografias


É importante lembrar que nestes dias o cometa já não estará mais no máximo brilho, portanto um binóculo e céu escuros são fundamentais, mas registros fotográficos de longa exposição, da ordem de 20 a 30 segundos, poderão revelar a presença do cometa, mesmo que a olho nu você nada veja. Isso vale também para as observações de 3 a 5 de fevereiro.

Bons Céus

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês