Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Veja se for capaz: cometa Leonard é a bola da vez no horizonte oeste

Terça-feira, 21 dez 2021 - 09h22
Por Rogério Leite
Se você curte o pôr do Sol e mora em um local de céu limpo, essa notícia é pra você. Logo após o astro rei se por abaixo do horizonte, um viajante esverdeado vindo dos confins do Sistema Solar poderá ser visto com certa facilidade. É o cometa C/2021 A1 (Leonard), que estará por aqui até o fim de Dezembro.

Cometa C/2021 A1 Leonard, registrado pelo astrofotógrafo Sergio Mazzi em 18 de dezembro de 2021. Mazzi fez esta foto a partir da cidade de São Paulo, onde a poluição luminosa torna bastante difícil a observação do céu. Crédito: Sergio Mazzi.

Descoberto em de 3 janeiro de 2021, Leonard foi observado pela primeira vez através do telescópio de Monte Lemmon, nos EUA e desde então foi se tornando cada dia mais brilhante e em dezembro de 2021 já pode ser visto através de binóculo ou luneta de pequeno porte e até mesmo através de registro fotográfico com celulares de boa qualidade.

Leonard é um cometa de longo período, com orbita retrógrada estimada 80 mil anos.

Em 12 de dezembro de 2021, o cometa passou a uma distância de 34,9 milhões de km da Terra e em 18 de dezembro de 2021 passou próximo de Vênus a 4,2 milhões de km de distância. Atualmente, Leonard se encontra a 124 milhões de km da Terra rumo ao periélio, que acontecerá em 3 de janeiro de 2022, quando se aproximará do Sol a 90 milhões de km de distância.

Carta celeste ajuda a encontrar o cometa Leonard nos últimos dias de 2021. Crédito: Apolo11.

Onde está o cometa Leonard?


Para achar o cometa Leonard você precisa primeiro encontrar os planetas Vênus, Júpiter e Saturno, visíveis após o pôr do Sol. Leonard estará à esquerda da linha formada por esses três astros, na mesma linha da posição onde o Sol se põe. A carta celeste ajuda a encontrar o cometa.

Ver o cometa a olho nu não é uma tarefa fácil, já que ele se encontra no limiar de brilho da visão humana, além de ser necessário um local de céu bastante escuro. No entanto, se você tiver um bom binóculo poderá tentar achar o cometa guiando-se pela carta celeste.

Outra opção será tentar fotografar o cometa, desde que sua câmera tenha capacidade de fazer longa exposição. Diversos registros por quadrantes, com toda a abertura da lente e tempos de exposição entre 20 e 30 segundos já serão suficientes para registrar o cometa natalino.

Bons céus!!!

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown