Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Vídeo: A viagem de uma pequena mancha que corta o disco solar

Terça-feira, 28 jan 2020 - 14h10
Por Rogério Leite
Quem acompanha as imagens do Sol registradas por observatórios espaciais já reparou em um pequeno ponto que se move pela superfície da estrela. É uma mancha solar. Ela é bem pequena, mas pode ser o anúncio de uma mudança no nível de atividade solar.

Região Ativa AR2757, a primeira mancha do Ciclo Solar 25, registrada em 25 de janeiro de 2020.

Batizada de AR2757 (AR significa "região ativa"), a pequena mancha surgiu no dia 25 de janeiro e desde então atravessou quase todo o disco solar. Em 26 de janeiro a mancha deu origem a um bloco secundário que durou cerca de 24 horas. No momento, AR2757 é uma feição única e está quase chegando ao limbo da estrela.

O tempo que uma mancha solar permanece visível depende basicamente do seu tamanho e normalmente sobrevive pouco mais da metade do tempo da rotação do Sol, que é de 24,47 dia em sua faixa equatorial. No entanto, não é incomum manchas maiores darem duas voltas ao redor da estrela. Não há previsão de que AR2757 sobreviva tanto tempo.

Medições feitas pelo Centro de Previsão de Clima Espacial, SWPC, nos Estados Unidos, mostram que AR2757 cobre aproximadamente 100 milionésimos do disco solar, o equivalente a 304 milhões de km quadrados.

O que torna interessante a viagem desse pequeno pontinho é justamente o seu surgimento que pode ser considerado como a primeira anomalia do Ciclo Solar 25, que está iniciando. Vale lembrar que nos últimos dois anos o Sol esteve quase "silenciado", com raríssimas manchas solares observadas em sua superfície.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Viver é uma arte, um ofício. Só que precisa cuidado prá perceber que olhar só prá dentro é o maior disperdício..." - Nando Reis