Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Vídeo: Asteroide Halloween passará perto da Terra no fim de semana

Segunda-feira, 26 out 2015 - 10h19
Por Rogério Leite
No próximo dia 31, um asteroide de grandes dimensões passará muito perto da Terra. Esta será a maior aproximação de um objeto deste porte até o ano de 2027 e se atingisse nosso planeta liberaria energia equivalente a 1100 bombas atômicas.

<
asteroide 2015 TB145 registrado pelo Radiotelescopio de Arecibo, em Porto Rico, em 30 de outubro de 2015 - Clique para ampliar


Batizado de 2015 TB145, o asteroide foi descoberto em 10 de outubro pelo telescópio Pan-STARRS-1, no Hawaí. Os cálculos mostram que a rocha atingirá a menor distância da Terra às 13h58 BRT do dia 31 de outubro, quando passará a apenas 480 mil km da Terra, um pouco mais longe que a distância até a Lua.

Cálculos preliminares revelam que TB145 mede cerca de 470 metros de comprimento e pesa 163 milhões de toneladas. Atualmente, sua velocidade deslocamento é de 34,9 km/s, ou 125 mil km/h.

A alta velocidade do objeto aliada à orbita oblonga (quase oval) e altamente inclinada abaixo do plano da eclípitica faz os cientistas pensarem que 2015 TB145 possa ser algum tipo de cometa. Se confirmado, será a primeira vez que os radiotelescópios terrestres registrarão esse tipo de corpo celeste tão de perto.

A orbita do asteroide é bem conhecida e não há nenhum risco de impacto contra a Terra ou a Lua. As características orbitais e físicas também permitem afirmar que não haverá qualquer interação gravitacional que possa interferir na altura das marés ou com as placas tectônicas terrestres.

Observação


Devido a distância e tamanho, a observação de TB145 à vista desarmada não será possível. O objeto apresenta 15 magnitudes de brilho e deverá chegar no máximo à magnitude 10, muito aquém do limiar da visão humana que é de 6 magnitudes.

Para ve-lo será preciso um telescópio de porte médio e um céu com baixa poluição luminosa, coisa bastante rara nas grandes cidades. Além disso, a presença da Lua com quase 82% do disco iluminado agravará bastante as condições de observação, já que no dia 31, sábado, ambos os astros estarão bem próximos.

Posição Celeste do asteroide 2015 TB145 no dia 31 - Clique para ampliar

Além das dificuldades mencionadas, o interessado em ver o asteroide precisa conhecer bem o céu, com suas estrelas e constelações. Encontrar objetos no céu não é uma tarefa que se aprende em 24 horas e até mesmo alguns astrônomos amadores têm dificuldades em localizar alguns objetos em um céu repleto de estrelas.

Nosso conselho aos interessados na observação é baixar para o computador, tablet o celular algum aplicativo que mostre o céu no momento da observação, junto com o asteroide TB145. Como exemplo podemos citar o programa 'Stellarium", que é um dos melhores em sua categoria, além de ser gratuito.

O melhor horário para encontrar TB145 no céu é por volta das 3 horas da madrugada, tanto hoje como no dia 31 de outubro. O objeto se encontra próximo da constelação de Orion e visualmente se movimenta no firmamento com pouca velocidade. No entanto, no dia da aproximação máxima seu deslocamento aparente será muito rápido pronunciado, o que exige ainda mais prática de observação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro ser um oportunista e flutuar do que ir ao fundo com meus princípios amarrados até o pescoço" - Stanley Baldwin