Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Vídeo: Asteroide recém-descoberto raspará a Terra no domingo

Sexta-feira, 5 set 2014 - 11h27
Por Rogério Leite
Uma rocha espacial com cerca de 11 mil toneladas deverá passar muito perto da Terra na tarde deste domingo, raspando a zona onde se encontram centenas de satélites geoestacionários. No vídeo, diretor do Apolo11 fala um pouco mais sobre o assunto.

Batizado como 2014 RC, o asteroide tem aproximadamente 20 metros de comprimento e se desloca a 11 km/s. Embora não haja risco de colisão, caso atingisse a Terra liberaria 540 terajoules de energia, o equivalente a 129 kilotons de TNT ou 7 bombas atômicas similares àquela que destruiu a cidade de Hiroshima, 1945.

Os cálculos mostram que o momento de maior aproximação ocorrerá às 15h18 BRT, quando estiver cruzando os céus da Nova Zelândia, a apenas 32400 km da superfície (38400 km do centro da Terra).

Estima-se que o brilho da rocha atingirá 11 magnitudes durante o momento da aproximação máxima, o que exclui a possibilidade de 2014 RC ser visto a olho nu. Além disso, o evento ocorrerá de dia no Brasil.

No entanto, os interessados na observação poderão fazê-lo durante a madrugada de sábado para o domingo com auxílio de um telescópio médio, preferencialmente dotado de uma câmera de alta sensibilidade.

O Apolo11 preparou um pequeno vídeo que poderá auxiliar aos interessados na localização do asteroide, que poderá ser observado no quadrante sudoeste.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather