Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Vídeo: Veículo de pouso lunar explode durante seu primeiro teste

Sexta-feira, 10 ago 2012 - 11h03
Por
O teste do veículo de pouso lunar Morpheus, da Nasa, terminou em desastre nesta quinta-feira no Kennedy Space Center, na Flórida. O acidente aconteceu logo após a contagem regressiva e transformou o artefato em uma gigantesca bola de fogo que consumiu o veículo.

Este foi o primeiro teste do Morpheus sem a ajuda de cabos de segurança e até então todos os resultados realizados foram positivos, com exceção de um voo experimental em junho de 2011.

Em comunicado, a Nasa informou que o problema ocorreu em um dos componentes responsáveis pela estabilidade da nave, que a fez tombar e explodir. "Não houve feridos e nossos engenheiros estão verificando as causas do acidente", dizia a nota.

Morpheus


O veículo Morpheus é uma nave de pouso (lander) que está sendo construída pela Nasa para enviar cargas à Lua e outros corpos do Sistema Solar.

O veiculo é alimentado por uma mistura de oxigênio líquido e metano, considerados mais seguros, baratos e mais fáceis de operar do que os combustíveis tradicionais, além de poder ser armazenado por longos períodos no espaço. Além disso, Morpheus também está sendo testado com uma nova tecnologia de prevenção automatizada de pouso, que usa lasers para detectar pedras perigosas ou crateras na superfície de outros planetas.

O custo total de pesquisas é de 7 milhões de dólares durante dois anos e está sendo financiado pelo Johnson Space Center. Quando em operação Morpheus poderá transportar até 500 quilos de carga até a Lua, pousando com suavidade na superfície.

Devido à precisão esperada, outra possibilidade para o uso do Morpheus poderá ser a aproximação e pouso em asteroides distantes ou até mesmo auxiliar em um possível desvio de asteroides em rota de colisão contra a Terra.


Vídeos: no topo, explosão do veículo de pouso Morpheus, ocorrida em 9 de agosto de 2012 nas dependências do Kennedy Space Center. Em seguida, teste do veículo em 11 de abril de 2012, durante voo realizado com cabos de segurança. Crédito: Nasa/KSC, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês