Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Vídeo: entenda a inserção orbital no planeta Júpiter

Terça-feira, 5 jul 2016 - 11h47
Por Rogério Leite
Ontem, quatro de julho de 20116, a nave interplanetária Juno entrou na orbita de Júpiter após realizar uma operação chamada de inserção orbital.


Assista ao vídeo

Esta é uma fase bastante intrincada de qualquer missão planetária e que precisa ser bem calculada. Um erro de cálculo pode jogar a sonda contra o planeta ou então arremessa-la no espaço profundo.

O vídeo acima mostra as etapas antes, durante e depois da Inserção Orbital em Júpiter, mas vale também para outras missões.

A animação mostra a sonda Juno se aproximando do planeta a mais ou menos 143 mil km/h, mas na medida em que se aproxima do planeta a velocidade aumenta e se nada for feito, fatalmente será puxada pela gravidade de Júpiter.

O papel da inserção orbital é evitar que isso aconteça. Para isso a sonda é dotada de foguetes muito poderosos que são disparados no tempo certo, com o objetivo de contrabalancear a atração gravitacional.

Com os foguetes acionados, a nave é arremessada rumo ao espaço, mas a gravidade de Júpiter é tão grande que puxa a sonda para o centro do planeta. Ou seja, enquanto os motores da Juno tentam fazê-la fugir, a gravidade tenta puxa-la e aprisiona-la.

Essa briga de forças dura cerca 35 minutos e o resultado faz com que a sonda contorne e escape do planeta, mas uma velocidade não muito grande que permita que Júpiter a atraia de novo em alguns dias. Ou seja, a nave entrou em orbita e a inserção orbital foi bem sucedida.

Nota sobre transmissão ao vivo


Gostariamos de esclarecer uma dúvida de alguns leitores que ficaram intrigados pelo fato de dizermos que a transmissão seria ao vivo, quando na realidade existe um atraso de 48 minutos entre a transmissão dos sinais da Juno e recepção aqui na Terra.

É importante deixar claro que quando dizemos ao vivo estamos nos referindo ao momento em que os sinais da sonda chegam à Terra. Seria impossível ser de outra forma.

O mesmo vale para imagens ao vivo de marte, da Lua ou de qualquer outro lugar do espaço. Vale sempre o momento em que os dados chegam a nós.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Assim como o homem procura justiça na igualdade, a sociedade procura odem na anarquia" - Pierre J. Proudhon