Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Vulcão subglacial pode ter influenciado fluxo de gelo na Antártida

Segunda-feira, 21 jan 2008 - 19h20
Por
A atividade vulcânica que acontece sob as gelereiras no oeste da Antártida pode influenciar na circulação do gelo e na estabilidade das placas. Foi o que revelou um estudo publicado esta semana pela revista científica Nature Geoscience.

Um vulcão recém-identificado sob essas placas pode ter importante consequência para uma futura estabilidade das camadas de gelo do oeste da Antártida. O vulcão subglacial das Montanhas Hudson entrou em erupção pela última vez há 2,3 mil anos e, segundo a pesquisa, "afetou provavelmente, naquele momento, o fluxo de gelo da região".

A descoberta ajuda "o entendimento da estabilidade passada, presente e futura da placa de gelo no oeste da Antártida", segundo os especialistas. Os pesquisadores Hugh Corr e David Vaughan usaram informações coletadas por técnicas de radar e colhidas em vôos realizados sobre a Antártida. A equipe identificou uma grande camada de cinza vulcânica enterrada sob o gelo.

Segundo o estudo, o aumento do calor que emanava dessa erupção poderia ter causado o derretimento das placas de gelo que estavam ao redor, o que resultaria em um aumento no fluxo de outras geleiras próximas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro ser um oportunista e flutuar do que ir ao fundo com meus princípios amarrados até o pescoço" - Stanley Baldwin