Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Vulcões ao vivo! Webcams mostram atividades vulcânicas pelo mundo

Sábado, 12 jul 2008 - 12h53
Por
Sem dúvida alguma, uma erupção vulcânica é uma das mais impressionantes manifestações de força da natureza e muitas vezes podem resultar em graves desastres naturais. Ao contrário de outros fenômenos, as erupções quase sempre ocorrem após uma série de sinais sísmicos, o que permite aos cientistas, em alguns casos, prever com certa antecedência a ocorrência de uma explosão.

Normalmente, os vulcões formam-se próximos das bordas das placas tectônicas, mas também podem se formar em zonas conhecidas como "pontos quentes", sendo as ilhas do Havaí o mais conhecido deles.

Erupção vulcânica é o processo no qual diversos materiais sólidos, líquidos, e gasosos são ejetados do interior da Terra em direção à atmosfera ou superfície terrestre. As erupções podem variar desde pequenos fluxos de rocha líquida até expulsões extremamente violentas de material piroclástico.

Existem diversos tipos de erupções vulcânicas, entre elas as estrombolianas, havaianas e vulcanianas, cada uma delas com características bem peculiares.

As estrombolianas são discretas explosões a intervalos periódicos de alguns segundos, minutos ou horas. Produzem grandes quantidades de escórias e cinzas que permanecem empilhadas em torno de um conduto, formando um cone. Durante essas erupções os gases magmáticos são liberados em explosões discretas e muitas vezes rítmicas, que ejetam uma chuva de fragmentos de lava incandescentes ou piroclastos.

As erupções havaianas são mais suaves e envolvem fluxos de lava de baixa viscosidade acompanhados de pequena quantidade de cinzas e escórias. Próximo ao conduto formam-se depósitos de respingos que podem levar a construção de cones. O material ejetado pode se aglutinar e formar grandes fluxos de lava muito similares a rios incandescentes.

As erupções vulcanianas produzem uma série de eventos explosivos, de pequena e média intensidade que ejetam materiais a altitudes menores que 20 km e persistem por segundos até alguns minutos. São explosões violentas, ejetando fragmentos balísticos, ondas atmosféricas de choque e emissão de cinzas.


Vulcâmeras


Diversas instituições de pesquisa monitoram constantemente os vulcões e montanhas em atividade, mantendo sob vigilância seus registros sísmicos e químicos. Além de servirem aos estudos dos vulcanólogos, o monitoramento também permite alertar os órgãos competentes sempre que sinais de erupção forem detectados.

Muitas dessas instituições também mantêm câmeras que transmitem imagens através da internet, capacitando estudos e observações por todos os que se interessam pelas atividades vulcânicas.

Através de nosso aplicativo "Vulcâmeras" você também pode acompanhar de perto esse monitoramento. O aplicativo conta com seis câmeras ao vivo que mostram seis importantes vulcões ativos: O vulcão Popocatépetl, no México, o Monte Santa Helena, nos EUA, os vulcões Bezymianny e Shiveluch, na Rússia e o vulcão Kilauae, no Havaí. As imagens são atualizadas a cada 60 segundos e também apresentam os dados básicos de cada vulcão.

Se você gosta de fenômenos naturais e tem interesse de ver de perto essas montanhas, sem dúvida nosso aplicativo poderá prestar um bom serviço às suas pesquisas e também matar a sua curiosidade.

Clique aqui para acessar as Vulcâmeras!

Fotos: No topo, vulcão Santa Helena, nos EUA, durante erupção no ano de 1980. Acima, vulcão kilauea, no Havaí. Crédito: USGS.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês