Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Invenções e Descobertas
Quarta-feira, 14 out 2009 - 09h22

Ruínas de São Marcos reaparecem depois de 69 anos

As ruínas de São Marcos, cidade histórica do Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, passaram por um minucioso trabalho de recuperação por arqueológos e agora vão dar lugar a um parque arqueológico aberto para visitação do público.

A cidade foi demolida em 1940 para a construção de uma barragem na região. "É a Pompeia brasileira", fala com entusiasmo Mozart Vitor Serra, diretor do Instituto Light, que está trabalhando na recuperação das ruínas.

Segundo o Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), que coordena o trabalho, esta é a primeira vez no Brasil que uma cidade inteira é recuperada por arqueólogos. "O que existe são fragmentos, pedaços de cidade. Nunca uma cidade inteira", afirmou Jandira Neto do IAB.

Estão lá o prédio da prefeitura da cidade, a funilaria, a casa do capitão-mor, ruas com calçamento em pé de moleque e pedra-de-mão, além de parte das torres da Igreja de São Marcos.

Outra descoberta: as fundações do Teatro Tibiriçá reapareceram, mas os arqueólogos ainda não conseguiram chegar ao piso que está mais de um metro soterrado.

O trabalho dos especialistas foi realizado em duas etapas. A primeira, em agosto de 2008 quando foi feito um levantamento da região e a segunda, este ano para delimitar os sítios arqueológicos.


São João Marcos
A cidade foi fundada no século XVIII e transformou-se numa das grandes produtoras de café do Vale do Paraíba, cercada por 70 fazendas. Com a prosperidade, a vila teve a primeira rodovia do país para o escoamento do café até o Porto de Mangaratiba (RJ).

A região cresceu em 1880 tinha 20 mil habitantes. Por sua importância, foi tombada pelo patrimônio histórico nacional em 1939. Um decreto do presidente Getúlio Vargas em 1940, determinou a desapropriação das terras para a ampliação da Barragem de Ribeirão Lages. A cidade foi inundada e a população transferida para o município de Rio Claro. Os planos mudaram pouco tempo depois, mas as ruínas ficaram cobertas por terra e mato durante décadas.


Foto: Parte da antiga cidade de São Marcos. Crédito: Overmundo.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco