Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Icebergs
Quarta-feira, 11 jan 2006 - 06h35

Dois grandes icebergs na costa argentina podem chegar ao Brasil em 10 dias

Pelo menos 350 navios correm perigo devido a dois enormes icebergs, desprendidos das geleiras da Antártida, que neste momento flutuam à deriva no oceano Atlântico, a leste da costa argentina.

Os icebergs, um deles com 250 metros de comprimento por 30 de altura, adentraram dentro do mar territorial argentino na última terça-feira, onde o risco é grande, já que pelo menos 350 navios pesqueiros encontram-se na região.

Para evitar riscos, a Prefeitura Naval Argentina está emitindo avisos e alertas às embarcações.

Os dois blocos encontram-se a aproximadamente a 850 km ao sul da capital Buenos Aires, avançando em direção norte à velocidade de 2 km/h.

De acordo com oficiais da marinha argentina, esta é primeira vez que se observa um iceberg de grandes proporções na região argentina do Atlântico. Segundo militares argentinos, a parte submersa dos blocos de gelo devem ter entre três e sete vezes o tamanho da parte acima da linha de flutuação.

Segundo Osvaldo Aguirre, chefe do Tráfico Marítimo da Prefeitura Naval Argentina, os blocos deverão alcançar o litoral sul brasileiro entre dez e quinze dias, mas não adiantou se derreterão até lá.

Aguirre também salientou que o desprendimento de gelo polar é normal no verão austral, mas salientou que que devido ao fenômeno do aquecimento global, atualmente os riscos são maiores.

Foto: embarcação da polícia marítima da argentina observa o movimento de um dos enormes icebergs em frente à costa atlântica do Rio negro, na Patagônia. A foto foi feita no dia 4 de janeiro de 2006.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud