Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Icebergs
Segunda-feira, 17 jan 2005 - 19h29

Iceberg gigante continua impedindo o degelo na Antártida

Depois de permanecer como uma massa sólida durante a primavera do hemisfério sul e a primeira fase do verão, o mar de gelo em McMurdo Sound começa a se partir.

É verão, e a região de McMurdo Sound atravessa o ciclo anual em que o denso gelo que se formou sobre a água durante o extremo inverno antártico, começa a se romper e deslocar-se em direção ao Mar de Ross.

Neste ano o processo natural foi interrompido. Um gigantesco iceberg, conhecido como B-15A, de 129 quilômetros de comprimento, está praticamente encalhado, impedindo que as correntes levem o gelo acumulado em direção ao Mar de Ross.

No início de janeiro, as temperaturas subiram e uma poderosa tempestade se formou sobre a Antártida. Vôos programados para levar suprimentos para a estação norte-americana de McMurdo, e Scott Base, da Nova Zelândia, foram suspensos devido ao tempo severo.

No último dia 13 de janeiro, quando as nuvens se dissiparam, os sensores a bordo do satélite TERRA detectaram que o gelo em McMurdo Sound havia se partido em vários blocos menores. Os fortes ventos, associados à elevação da temperatura, podem ter contribuído para essa quebra.

A expansão de água congelada entre a costa (esquerda) e o mar aberto (direita) se tornou um sério problema para os pingüins, que têm que caminhar uma distância muito maior até alcançar o mar aberto para se alimentarem. Embora os adultos possam provavelmente fazer a viagem, os cientistas acreditam que teriam que consumir a maior parte do alimento que trariam aos filhotes, devido ao aumento da distância.

A imagem também revela que o bloco B-15A se deslocou para longe da placa de gelo de Drygalski. O gigantesco iceberg esteve em curso de colisão com a extremidade da placa, o que seria uma colisão de gigantes.

A placa de gelo de Drygalski é uma extensão flutuante de uma geleira continental, e segundo o cientista Robert Bindschadler, a placa nunca experimentou uma colisão desta magnitude.

Saiba Mais:
Iceberg de 3 mil quilômetros quadrados ameaça pingüins na Antártida

BUSQUE NO APOLO11







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire