Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Icebergs
Segunda-feira, 20 nov 2006 - 05h59

Icebergs à deriva na Nova Zelândia intriga pesquisadores

Uma flotilha de aproximadamente 100 icebergs apareceram no litoral sul da Nova Zelândia e desde então vêm sendo estudados por cientistas de diversos países.

O surgimento dos blocos de gelo no litoral daquele país é um fenômeno raro. A primeira vez que icebergs foram vistos a partir da praia foi em 1931 e no ano passado foram vistos novamente, desde 1950.

Um dos icebergs, à deriva ao sul da Nova Zelândia, era visível na quinta-feira a partir da cidade de Dunedon, na Ilha do Sul. Empurrado por ventos e correntes marítimas continua se afastando. Os blocos vêm sendo observados há mais de 1 mês.

De acordo com Paul Augustinus, glaciologista da Universidade de Auckland, é muito cedo para atribuir ao aquecimento global o surgimento dos blocos de gelo. Segundo o cientista, o tempo que os especialistas estão monitorando o fenômeno é muito curto, sendo impossível afirmar qualquer coisa a respeito.

Mike Williams, oceanógrafo do Intituto Nacional de pesquisas marítimas e atmosféricas, dos EUA, disse que um dos objetivos do sua equipe de pesquisas é determinar onde foi o local de ruptura dos blocos na Antártida.

Segundo o porta-voz da marinha neozelandeza Steve Corbett, o monitoramento dos blocos não está sendo feito assiduamente, já que não há risco iminente para a navegação.


Turismo
Mesmo sem saber exatamente as causas do fenômeno, centenas de turistas têm se deslocado à região da Ilha do Sul para ver os icebergs. Graeme Gale, diretor de uma empresa de turismo local que efetua vôos sobre os blocos, disse que os turistas estão impressionados e pagam até 300 dólares para vê-los quantas vezes for preciso.

Foto: Fotografado pela marinha neozelandeza, um dos maiores pedaços mede mais de 50 metros de lado.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O diabo é um otimista se pensa que pode fazer as pessoas piores do que são. " - Karl Kraus