Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Biodiversidade
Terça-feira, 31 mai 2005 - 06h53

Russos vão perfurar lago pré-histórico na Antártida

Cientistas russos disseram que planejam perfurar o Lago Vostok, na Antártida, para atingir as águas que ficam mais de 100 metros abaixo de sua superfície congelada.

As águas congeladas do lago podem conter diversas novas espécies, já que é um ecossistema que teria ficado até 35 milhões de anos isolado da água e da luz externos.

As camadas de gelo do lago Vostok contam com ambientes de até 400 mil anos e que possuem micróbios em seu centro.

Muitos cientistas acreditam que Vostok possa ser um um bom modelo para os ecossistemas que existem nas luas geladas de Júpiter.

O lago tem 10 mil metros quadrados e até 500 metros de profundidade em alguns trechos.

Preocupações
A perfuração profunda no lago foi suspensa na década de 1990, quando o buraco que conduz até as proximidades das águas sub-glaciais atingiu 3.623 metros. Agora só falta perfurar 130 metros.

Mas teme-se que o processo de perfuração possa contaminar o lago. Mas Valeri Lukin, o chefe da expedição russa que fará a perfuração, disse que aprofundar o buraco em 50 metros traz poucos riscos de contaminar o lago.

Lukin diz que o motivo de os riscos serem poucos se deve ao fato de que haverá uma camada de proteção de 100 metros de extensão acima da água.

Os russos não precisam ter qualquer ratificação para seus planos de perfuração e só precisam seguir uma avaliação ambiental inicial - algo que eles já fizeram.

Em seguida, eles precisam realizar uma avaliação ambiental abrangente, que ainda está pendente.

De acordo com Lukin, o objetivo é atingir as águas abaixo da camada gélida entre 2007 e 2008.

"Nós esperamos que isso aconteça em 2007. O maior mistério do lago é que iremos extrair pela primeira vez coisas que existiam de acordo com as leis de evolução de milhões de anos sem qualquer contato com a atmosfera atual", diz Lukin.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates