Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Terça-feira, 8 ago 2006 - 08h33

Três tempestades ao mesmo tempo ameaçam sobre o Pacífico

No último mês, o oceano Pacífico foi palco de grande número de tempestades e tufões, em número muito maior que o verificado na bacia do Atlântico Norte.

A temperatura da superfície da água acima de 27 graus é o fator determinante para a formação dos ciclones tropicais. As características desse sistema são a baixa pressão, violentos temporais e a circulação ciclônica (giratória) dos ventos de superfície.

A diferença entre os termos "furacão" e "tufão", são apenas regionais, dados a um forte ciclone tropical

Algumas vezes a natureza propicia condições de formação não só de um, mas de vários sistemas de baixa pressão ao mesmo tempo, que apesar de violentos, são de grande beleza quando vistos de grande altitude.

Nesta imagem, feita ontem pelo satélite de sensoriamento remoto Terra, vemos um desses momentos.

A foto, feita de 700 km de altitude sobre o Mar das Filipinas, mostra três violentos sistemas de baixa pressão, causando pesadas chuvas e intensos ventos sobre o as águas quentes do oceano. O mais intenso desses sistemas, o Tufão Saomai pode ser visto à esquerda da imagem, ladeado pelas tempestades Maria, acima e Bopha, à esquerda.

O rastro mais claro que parece iluminar o oceano é um fenômeno ótico chamado de Sunglint, e é provocado pelo reflexo do sol nas águas do oceano, e que é captado pelo satélite


Boletim
De acordo com o JTWC, Centro Conjunto de análise de Tufões, Saomai é um violento tufão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, produzindo ventos sustentados de 185 km/h e rajadas que chegam a 230 km/h.

Segundo o JTWC, Saomai se desloca em sentido oeste-noroeste e deve atingir a costa do leste da China na quinta-feira, conforme mostra o data-track da tempestade.

Mais fraca que Saomai, Maria se desloca em sentido norte-noroeste e deve atingir a cidade de Kyoto (terça-feira) no final da tarde de hoje. Seus ventos sustentados não ultrapassam 65 km/h.

Bopha também não é tão intenso quanto Saomai mas nem por isso pode ser considerado inofensivo. Seus ventos também atingem 65 km/h e seu movimento é em sentido oeste. De acordo com o JTWC, Bopha deve encobrir a ilha de Taiwan na tarde de hoje e seguir em direção ao leste da China nesta quarta-feira.

Conheça mais sobre os furacões e ciclones. Clique aqui !







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire