Carta Celeste Atualizada Diariamente

A carta celeste vista acima representa o céu da Região Sudeste do Brasil visto às 23h59 pelo Horário de Brasília. O norte geográfico é visto na parte inferior da carta, como se um observador estivesse com o norte à sua frente e o zênite acima da cabeça.

Caso queira adquirir outras cartas celestes, de outras regiões ou datas, por favor entre contato conosco.

Aparência da Lua
95% Iluminada - Distância: 392072,03 km

Lua Hoje: Aparência, distância e fase

A imagem da Lua mostrada acima retrata a aparência do nosso satélite natural no dia de hoje. É uma imagem simulada, criada em computador, com orientação equatorial, com o polo norte lunar na parte voltado para cima. Essa orientação visual é a mesma usada nas montagens equatoriais dos telescópios terrestres.

A distância da Terra ao astro e a porcentagem do disco iluminado são calculados em algoritmo próprio, desenvolvido por Apolo11.com.



Glossário Astronômico

Alguns termos usados no Calendário Astronômico

Afélio: Maior distância entre um astro e o Sol.
Periélio: Menor distância entre um astro e o Sol.

Apogeu: Ponto mais distante de um satélite terrestre (Lua ou satélite artificial) em relação à Terra.
Perigeu: Ponto mais próximo de um satélite terrestre (Lua ou satélite artificial) em relação à Terra.

Elongação: Ângulo formado entre um planeta inferior (Vênus ou Mercúrio) e o Sol quando vistos da Terra.
Elongação Máxima: Maior separação visual entre Vênus ou Mercúrio em relação ao Sol. Quando a elongação máxima é Oriental (Leste) significa que o planeta pode ser visto APÓS o pôr do Sol. Quando a elongação é ocidental (Oeste) o objeto pode ser visto ANTES do pôr do Sol.
Elongação Mínima: O oposto da elongação máxima, quando Mercúrio ou Vênus apresentam a menor separação angular em relação ao Sol, quando vistos da Terra.

Conjunção Superior: Ocorre quando um planeta, dentro de sua orbita, se encontra do outro lado do Sol.
Conjunção Inferior: Ocorre quando um planeta, dentro de sua orbita, se encontra entre a Terra e o Sol.

Oposição: Somente os planetas externos entram em oposição, formando o alinhamento Sol - Terra - Planeta, ou seja, o planeta fica do lado oposto ao Sol. Nestas condições o objeto se encontra no ponto orbital mais próximo da Terra, o que torna a época da oposição o melhor período para observar um planeta exterior.

Sobre o Calendário Astronômico

Nosso calendário apresenta diversas efemérides astronômicas, entre elas as conjunções, eclipses, ocultações, elongações, fases da Lua, trânsitos planetários, etc.

Embora presente no calendário, nem sempre um evento poderá ser visto, pois pode acontecer durante o dia ou então em alguma localidade que não seja a do observador. Por exemplo, uma ocultação planetária pode estar prevista para o período diurno e naturalmente não poderá ser vista durante o dia.

Importante: Os horários são BRT (Hora oficial de Brasília) e dependendo do evento podem ser aproximados.


Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2020

"Está na hora de entender que as massas não são mudas e que não devemos ser surdos." - Camilo Penna -