Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Segunda-feira, 2 nov 2009 - 07h44

Autoridades chinesas provocam neve artifical para aliviar seca

A neve chegou mais cedo à capital da China este ano, provocada de forma artificial numa tentativa das autoridades de aliviar os efeitos da seca prolongada no país.

O Observatório Meteorológico Municipal de Pequim emitiu um alerta de forte queda de temperatura na noite do sábado (31), de acordo com informações da agência oficial Xinhua. O domingo amanheceu coberto pela neve e muita gente foi pega de surpresa. Houve problemas no trânsito por conta das pistas escorregadias que provocaram acidentes.

Esta não é a primeira vez que a China decide interferir nas condições meteorológicas recorrendo a metódos artificiais.

Para combater a seca em fevereiro deste ano, soldados do Exército chinês lançaram na atmosfera 400 litros de nitrogênio líquido. Enquanto outros, lançaram foguetes de iodeto de prata, que em contato com a nuvem libera hidrogênio. Este por sua vez, em contato com o oxigênio, produz água ou neve.

Recentemente o governo chinês utilizou métodos semelhantes durante as festas de comemoração do aniversário de 60 anos da República Popular da China. Foram usadas algumas medidas artificiais para dispersar nuvens de chuva em Pequim.


Foto: Homem caminha sobre a neve que caiu na capital chinesa em 1 de novembro de 2009. Crédito: Agência oficial de notícias Xinhua/Jin Liangkuai







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates