Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Quarta-feira, 26 ago 2009 - 11h56

China promete evitar chuva em celebração nacional em Pequim

O governo chinês anunciou que pretende interferir no clima sobre áreas de Pequim no próximo dia primeiro de outubro, durante as festas de comemorações do aniversário de 60 anos da República Popular da China.


Clique para ampliar

A intenção é evitar a ocorrência de chuva no momento do grande desfile militar que irá acontecer na capital chinesa. Segundo o Escritório de Modificação Meteorológica de Pequim, serão utilizadas algumas medidas artificiais para dispersas as nuvens de chuva.

"Os arquivos históricos para o Dia Nacional nas últimas três décadas indicam uma probabilidade de precipitação de 30%”, explicou Guo Hu, chefe da empresa de Meteorologia da China.

Esta não é a primeira vez que esse tipo de artifício é utilizado. Pequim já aplicou práticas similares na festa de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008, quando disparou 1.104 foguetes com produtos químicos de 21 pontos da capital para dispersar as nuvens.

Zhang Qiang, subdiretor do Escritório admite que o sistema funciona bem em uma área restrita e pontual, mas reconhece que não é possível uma interferência no clima global, no caso do combate às mudanças climáticas.


Foto: Nuvem do tipo Cumulus Nimbus, responsáveis pelas tempestades de forte intensidade. Crédito: Wikimedia Commons.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin