Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Terça-feira, 29 abr 2008 - 20h03

Governo da Virgínia decreta emergência após passagem de tornados

A passagem de três tornados pela Virgínia, nos Estados Unidos, provocou grande destruição e obrigou o governador do Estado, Timothy M. Kaine, a decretar estado de emergência.

Suffolk, no sul da Virgínia, foi a cidade mais atingida. Carros foram amontoados, casas destruídas e 200 pessoas ficaram feridas. Dados oficiais mostram 125 casas e 15 prédios que ficaram inabitáveis. Várias estradas foram fechadas na manhã desta terça-feira.

"Olhando para os estragos, se conseguirmos sair dessa sem nenhuma fatalidade, estaremos bem", afirmou disse Bob Spieldenner, do departamento de gerenciamento de emergências de Virgínia.

O Serviço Meteorológico Nacional confirmou que os tornados atingiram Suffolk, o Condado Brunswick e Colonial Heights.

A declaração do estado de emergência permite a distribuição de fundos especiais de ajuda aos desabrigados e assistência para os trabalhos de resgate.

Tornados nos EUA

Nos Estados Unidos, os tornados são comuns, mais de 100 por ano e se formam durante os meses da primavera e verão.

A extensa planície existente entre as Montanhas Rochosas, no oeste americano e o Rio Misissipi, no leste, é conhecida como “Beco dos Tornados”. Uma região onde o ar morno e úmido do Golfo do México encontra-se com o ar mais seco e frio que desce do Canadá, favorecendo a ocorrência de grandes nuvens de tormenta, e que em muitas vezes geram os tornados.

O Beco dos Tornados fica isolado das tempestades que acontecem no Oceano Atlântico e Pacífico e possui condições únicas necessárias para que os tornados aconteçam.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates