Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Sexta-feira, 18 abr 2008 - 09h41

Imagens de satélite mostram transbordamento de rios no Nordeste

As violentas chuvas que atingem a Região Nordeste do Brasil fizeram os diversos rios atingirem níveis muito acima da média, provocando transbordamentos e inundações em mais 200 cidades e povoados, que estão praticamente submersos. Estima-se que mais de 190 mil pessoas estão desabrigadas.

A gravidade da situação pode ser comprovada ao observá-la de cima, mais precisamente de uma altitude de 750 quilômetros, quando uma ligeira abertura na camada de nuvens que cobre as localidades atingidas permitiu que o instrumento MODIS, Espectroradiômetro de Resolução Moderada, a bordo do satélite de sensoriamento remoto Terra captasse as duas cenas vistas acima, feitas com diferença de aproximadamente 60 dias.

A imagem inferior foi captada no dia 7 de fevereiro e mostra o rio Parnaíba, na divisa entre os Estados do Piauí e Maranhão, em seu nível normal. Comparada à imagem superior, feita no último dia 11 de abril pelo mesmo satélite, vemos que o Parnaíba e seus afluentes estão consideravelmente mais largos devido ao enorme volume de água captado.

Em ambas as imagens, os sedimentos e a luz solar refletida tornam a superfície da água, normalmente negra, azul. A composição combina os espectros infravermelho e visível, aumentando o contraste entre a água e a terra ao redor. A cobertura vegetal é mostrada em verde brilhante enquanto a área sem cobertura aparece em tonalidade marrom. Em ambas as cenas as nuvens salpicam a Região com cores azul e branco.

Pela cena é possível ver que as localidades no extremo norte dos dois Estados foram seriamente atingidas pelos transbordamentos. Observe que as áreas descobertas, constituídas por cidades e vilas e identificadas na imagem de fevereiro em tons marrons, estão completamente inundadas na cena captada em abril.

Fotos: Cortesia: Nasa/GSFC/Modis Rapid Response Team







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles