Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Quarta-feira, 26 dez 2007 - 12h58

Indonésia: novas inundações, após três anos do tsunami

Chuvas torrenciais provocaram graves deslizamentos de terra na ilha de Java, na Indonésia nesta quarta-feira (26). A data marca o terceiro ano do tsunami, que arrasou a costa do Oceano Índico deixando mais de 226 mil mortos.

As inundações deste ano já são consideradas por autoridades, as piores dos últimos 25 anos. Os deslizamentos afetaram localidades nos distritos densamente povoados de Karanganyar e Wonogiri, na província de Java Central. Segundo fontes oficiais, as chuvas já fizeram 81 mortos e 40 desaparecidos.

Milhares de moradores foram obrigados a buscar abrigo, depois de suas casas ficarem totalmente submersas. Várias equipes de resgate tentam chegar à área mais afetada, a 480 km da capital Jacarta, porém as estradas estão totalmente bloqueadas.

A temporada de chuvas na Indonésia começa em outubro e se estende até março, sendo que as tempestades mais intensas costumam acontecer nos meses de janeiro e fevereiro. Todos os anos são comuns enchentes e deslizamentos de terra na região. Os problemas tem sido agravados pela ausência de um programa de reflorestamento, construções de resorts de luxo sem planejamento, além da falta de barreiras para conter as águas.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire