Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Quinta-feira, 31 jan 2008 - 08h48

Nevascas bloqueiam 12 estradas na China

A situação ainda é crítica na China que vive o pior inverno dos últimos 50 anos. Doze estradas estão bloqueadas no centro e sul do país, e seis províncias estão isoladas, por causa das nevascas e do gelo acumulado. O frio intenso já causou 60 mortes e afeta 30 milhões de pessoas.

O caos é maior em razão das férias do Ano Novo chinês, o maior feriado nacional, quando milhões de pessoas retornaram a suas províncias de origem.

De acordo com o último relatório do Ministério da Segurança Pública, as províncias mais castigadas são as de Hunan e Hubei (centro), Anhui (sudeste), Guizhou (sudoeste), Cantão (sul) e Shaanxi (noroeste). Os bombeiros trabalham sem parar para evacuar mais de 1.700 veículos e a limpar 20 quilômetros de neve nas estradas geladas de Hunan.

Os problemas causados pelo mau tempo provocaram também uma crise energética no país. Milhares de caminhões e trens carregados de carvão, alimentos e passageiros ficaram presos nas estradas. Setores industriais, como o metaleiro, foram obrigados a suspender suas atividades. Os estoques de combustível em muitas usinas já atingiram níveis mínimos, suficiente para poucos dias de geração. Em Chenzhou, no sul da China, a província de Hunan, teve água e energia cortadas por cinco dias.

Segundo a meteorologia local, as tempestades de neve e o frio rigoroso vão continuar por mais alguns dias.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin