Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Quinta-feira, 29 out 2009 - 07h43

São Paulo ganha radar mais eficaz para alerta de temporais

Um novo radar meteorológico desenvolvido pelo Laboratório de Hidrometeorologia (LabHidro) ligado à Universidade de São Paulo (USP), entrará em funcionamento em dezembro na região metropolitana. O equipamento tem a capacidade de prever a formação de temporais a quilômetros de distância até uma hora antes da chuva cair.

Uma área de chuva forte pode ser formar em apenas 15 minutos, explica o meteorologista Augusto José Pereira Filho, coordenador do LabHidro. O novo radar promete ser mais eficaz à medida que consiguirá fornecer informações precisas com maior antecedência à Defesa Civil e a população.

O aparelho estima ainda a quantidade de milímetros de chuva que irá cair em uma determinada zona da cidade. A novidade estará a serviço de Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) daqui um mês, coincidindo com o período do aumento de chuvas na cidade.

A equipe de profissionais passará por um treinamento prévio. “É uma ferramenta nova, com complexidade maior do que as que a gente tem hoje”, afirmou Flavio Conde, coordenador do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP) ligado ao CGE.

Atualmente, apenas a cidade de Barueri na Grande São Paulo utiliza informações deste radar em parceria com a USP. Para a Defesa Civil informações antecipadas são cruciais para salvar vidas.


Aumento da chuva em SP
O Laboratório de Hidrometeorologia elaborou uma pesquisa e constatou que a umidade relativa do ar na região metropolitana de São Paulo caiu 7% no período de 70 anos. Em sete décadas, a temperatura também subiu 2,1 graus. Com a cidade mais quente, a garoa típica paulistana deu lugar às tempestades.

Hoje, o CGE não tem como prever o volume exato da chuva. A grande quantidade de água em poucas horas muitas vezes surpreende os órgãos de Defesa que não conseguem emitir alertas precisos de alagamentos e risco de transbordamento de córregos na cidade de São Paulo.


Foto: Radar do Laboratório de Hidrometeorologia poderá estimar a quantidade de milímetros de chuva que irá cair em uma determinada zona da cidade, além de prever a formação de tempestade com até 1h de antecedência: Crédito: CGE/Divulgação.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles