Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Segunda-feira, 28 dez 2009 - 08h45

São Paulo: novembro tem maior temperatura média em 122 anos

Uma série de dados estatísticos sobre o clima na cidade de São Paulo mostrou que em novembro de 2009 a capital paulista registrou a maior temperatura média dos últimos 122 anos para este mês. De acordo com os dados, a temperatura média atingiu 24.1 graus Celsius, o maior valor registrado para o mês de novembro desde 1887, quando começaram as medições.

Temperatura média em novembro em São Paulo
Clique para ampliar

As informações climatológicas que permitiram essa conclusão foram obtidas junto ao Goddard Institute for Space Studies (GISS), órgão da Nasa que estuda as mudanças climáticas em escala global e que utilizada dados de milhares de estações meteorológicas em todo o mundo. No caso de São Paulo, a série corresponde a uma das estações localizada na Zona Norte da cidade.

A avaliação dos dados mostra que o valor registrado em novembro de 2009 foi 1.2 grau maior que o recorde estabelecido em novembro de 1993, quando a temperatura média na cidade chegou a 22.9 graus. Antes disso o pico havia sido atingido em 1990, quando a média do mês de novembro ficou em 22.8 graus.

temperatura média anual em São Paulo

Além do recorde verificado para o mês de novembro, os registros mostram que desde que começaram as medições a temperatura na cidade vem evoluindo gradativamente especialmente a partir da década de 1950.

Assim como outras grandes metrópoles, São Paulo é repleta de ilhas de calor criadas pela ação do Homem, especialmente pelo adensamento urbano que provocou a perda da floresta natural e a concentração de grande quantidade de edifícios em pequenas regiões.

Essa alteração geográfica teve profundo impacto na mudança do clima da cidade ao longo das décadas, modificando o padrão de circulação do ar e da umidade relativa na atmosfera. A consequência direta foi o quase desaparecimento da tradicional garoa paulistana, trocada pelos intensos temporais localizados.


Gráficos: No topo, série numérica para o mês de novembro mostra o pico da temperatura média atingido em 2009. Na sequência, gráfico obtido pela mesma série de dados mostra a elevação da temperatura de São Paulo desde 1887. Crédito: Goddard Institute for Space Studies/www.apolo11.com







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire