Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Segunda-feira, 11 jan 2010 - 08h34

São Paulo registra intensa tempestade de raios na noite de domingo

Quem olhou para o céu da capital paulista e das cidades próximas na noite de domingo (10/jan) não pode deixar de ver a grande quantidade de raios que riscavam o céu a cada minuto. Em algumas regiões a quantidade de raios foi tão grande que o céu permanecia permanentemente claro, com mais de 50 raios se formando a cada minuto.

Tempestade de raios em São Paulo
Clique para ampliar

Além da capital, a tempestade foi observada em vários municípios vizinhos, principalmente na região do ABC paulista e em algumas cidades da Baixada Santista, como Santos e Praia Grande.

A intensa tempestade foi provocada pela rápida formação de nuvens do tipo cumulonimbus sobre uma região muito pequena da Região Sudeste, localizada exatamente sobe São Paulo, que apesar de causar inúmeros relâmpagos não provocou chuvas sobre a cidade.

Envie fotos da tempestade sobre São Paulo


Fotos: No topo, foto enviada pelo internauta Vinicius Vico, mostra momento em que um raio era observado sobre São Miguel Paulista durante a tempestade. Acima, animação das imagens do satélite GOES-10 mostram a rápida formação de nuvens de tempestade entre a cidade de São Paulo e a Baixada Santista. A animação foi feita em com cinco cenas, captadas entre as 20h00 e 22h00. Crédito: INPE/APOLO11.COM.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O diabo é um otimista se pensa que pode fazer as pessoas piores do que são. " - Karl Kraus