Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Sexta-feira, 27 jun 2008 - 21h54

Tornado atinge zona rural de São Luís

Um tornado foi registrado na tarde desta quinta-feira (26) na zona rural de São Luís. O fenômeno durou cerca de cinco minutos e foi registrado por um cinegrafista da TV Mirante no aeroporto da capital. Este é o segundo tornado a atingir São Luís em menos de dois meses e o terceiro do ano.

Segundo o Núcleo de Meteorologia da Uema, o tornado teve características de um F1, o mais baixo na escala Fujita que vai até F5. A categoria de um tornado é definida pelos estragos causados por ele, que indicam também a velocidade dos ventos do fenômeno. Neste caso, seus ventos podem ter chegado a 100 km/h, mas como atingiu uma área rural e descampada, não foram registrados estragos e nem feridos.

De acordo com testemunhas, o tornado se formou visivelmente como se fosse um funil que girava no sentido horário e depois do vendaval ele se desfez no ar.

"O tornado para existir depende das condições climáticas, pressão e temperatura. Tudo é muito rápido! Ele vem como um ciclone e acaba com tudo, basta ele tocar nos objetos para que os mesmos sejam sugados e jogados para um outro espaço", explica o meteorologista Gunter Reschke do Núcleo de Meteorologia da Uema.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates