Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Terça-feira, 23 out 2007 - 11h19

Tornado é registrado em Ronda Alta, no Rio Grande do Sul

Um tornado ou mais foram registrados na cidade gaúcha de Ronda Alta, na noite do último sábado (20), após temporais que atingiram a região.

Eugenio Hackbart, Diretor-Geral da MetSul, afirma que "as características dos danos são absolutamente idênticas às observadas em outras comunidades arrasadas por tornados nos últimos anos no estado, como São Francisco de Paula, Muitos Capões e Águas Claras em Viamão".

Casas foram totalmente arrasadas em "faixas delimitadas de terreno", árvores foram arrancadas de seus troncos, telhas retorcidas e animais mortos nos campos. São destruições características de tornados e sugere que o vento pode ter atingido 200 km/h, segundo avaliação da MetSul Meteorologia.

O oeste do Rio Grande do Sul está compreendido dentro do "Corredor de Tornados da América do Sul", uma região que compreende também o centro e o norte da Argentina, parte do Sul do Brasil, Uruguai e Paraguai.

O fim de semana foi de muita chuva e granizo, e cidades do oeste e norte gaúcho foram as mais prejudicadas. Casas foram destelhadas em Erechim, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Ijuí, Chiapetta, Butiá, Tenente Portela, Três Passos e Sarandi. Em todo o noroeste gaúcho, são 44 mil desabrigados.

Fotos: Cenas do local do tornado mostram casas destelhadas e animais mortos.
Créditos: Alexandre Amaral de Aguiar e Metsul Meteorologia







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire