Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Terça-feira, 25 jan 2005 - 08h55

Violenta tempestade bate recorde e castiga o centro-leste americano

Terça-feira, 25 jan 2005 - Desde sábado, dia 22, uma violenta tempestade de neve atinge grande parte dos EUA, principalmente os estados da costa leste. Em algumas localidades a temperatura caiu abaixo de 30 graus e a neve acumulada chegou a quase um metro.

De acordo com o NWS, o serviço de meteorologia dos EUA, esta é a segunda maior tempestade de neve na região de Providence, com 60 centímetros de neve acumulados. Em Boston a neve chegou a 57 centímetros e na cidade de Worcester, em Massachusetts, mais de 60 centímetros foram registrados. Segundo o órgão, esta é maior tempestade observada nos últimos 110 anos.

Nas cidades ao sul de Boston, a forte chuva que caiu ontem à noite se transformou em gelo, criando problemas em Cape Cod, Martha's Vineyard e Nantucket, onde o fornecimento de energia elétrica está intermitente e as estradas extremamente perigosas.

Em Dennis, Massachusetts, diversos moradores estão impossibilitados de sair de suas casas devido à neve acumulada pelo vento, que em alguns casos ultrapassa 2 metros de altura.

Bruce MacNayr, de 46 anos, ficou preso em sua casa, em South Dennis por pelo menos 24 horas. "Esta é a maior nevasca que já vi em minha vida. Já presenciei duas tempestades violentas, mas essa é a maior", disse ele.

Os fortes ventos registrados também contribuíram para acumular mais neve e tornar nulas as condições de visibilidade. Rajadas intensas, entre 60 e 100 km/h foram registradas. Em Nantuchet e Cape Cod, no leste de Massachusetts, ventos com intensidade de furacão, de até de 134 km, foram registrados.

O frio registrado também é recorde para essa época do ano. Em Bangor, no estado Maine, os termômetros chegaram a 33 graus negativos.

Segundo o NWS, a tempestade recorde já está indo para o Atlântico, mas segundo os especialistas, outras nevascas fortes poderão ocorrer ainda neste inverno.

Ao lado, imagens da tempestade vista pelo satélite NOAA-17.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O diabo é um otimista se pensa que pode fazer as pessoas piores do que são. " - Karl Kraus