Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Astronomia
Sábado, 9 jan 2016 - 18h22

Estrondo em São Paulo levanta possibilidade de queda de meteoro

O forte estrondo ouvido na manhã de sábado em diversas cidades de São Paulo ainda permanece sem explicação e a possibilidade de reentrada de lixo espacial ou queda de meteorito não estão descartadas.

Mapa indica o onde o estrondo foi ouvido. Credito: Exoss Citizen Science
Mapa indica o onde o estrondo foi ouvido. Crédito: Exoss Citizen Science

Os relatos mostram que poderoso estrondo foi ouvido às 11h10 BRST na região de Campinas, Limeira, Grande São Paulo e São Sebastião e segundo as testemunhas, foi seguido de outros dois estouros sequencias.

Existem diversas causas que podem provocar um estrondo tão intenso, entre elas a passagem de um meteoro, a reentrada de lixo espacial e um voo supersônico de uma aeronave militar e nenhuma dessas hipóteses está sendo descartada.

De acordo com o Satview.org, que monitora de reentrada de lixo espacial em todo o mundo, havia para este sábado a previsão de queda de parte de um foguete russo do tipo Fregat, mas não no horário e local onde os estrondos foram supostamente ouvidos.

A Exoss Citizen Science, instituição brasileira de monitoramento de meteoros, emitiu alerta e iniciou a busca por mais registros do fenômeno. De acordo com Eduardo Placido Santiago, pesquisador ligado à Exoss, o objetivo é dimensionar com mais propriedade o alcance e a provável fonte geradora do estrondo.

Até agora, não existem qualquer evidência sobre o que pode ter provocado o estrondo e nenhuma hipótese está descartada.

Caso você tenha visto ou ouvido algo que possa ajudar a solucionar o mistério, escreva para webmaster@apolo11.com.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A crueldade é um dos prazeres mais antigos da espécie humana" - Nietzsche