Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Segunda-feira, 22 dez 2008 - 09h31

A Terra nasce. Nasa comemora 40 anos da missão Apollo 8

Uma dos mais belos e emocionantes acontecimentos que marcaram o século 20 acaba de completar 40 anos. Exatamente no dia 21 de dezembro de 1968 os astronautas Frank Borman, James Lovell e William Anders se tornaram os primeiros homens a entrar na órbita lunar.

O evento ocorreu três dias depois da Apollo 8 ser lançada de Cabo Canaveral, na Flórida e foi o primeiro passo para o pouso do Homem na Lua um ano depois, em 20 de julho de 1969. Naquela ocasião o mundo testemunhava o ápice da Guerra do Vietnã enquanto os EUA viviam um momento de grande violência e tensão, marcado pelos assassinatos do líder negro Martin Luther King e do senador Robert Kennedy.


Momento Histórico
Logo após entrar na órbita lunar, os três astronautas presenciaram uma das mais belas cenas desde o início da Era Espacial. À medida que a pequena nave se deslocava acima da Lua, os astronautas viam pela primeira vez na história a Terra nascendo no horizonte lunar. A cena, até então inédita, foi captada pelas lentes do astronauta William Anders e se tornou um dos mais famosos registros fotográficos do século 20.

Outro momento simbólico da missão aconteceu durante a mensagem de Natal lida pelos astronautas e transmitida ao vivo do espaço, tendo a Terra Cheia como plano de fundo. Durante a mensagem os astronautas leram os primeiros 10 versos do Livro do Gênesis, base do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.


Tensões e Homenagens
Há 40 anos, a possibilidade de uma guerra nuclear entre EUA e Rússia era muito grande. Além disso, os dois países travavam uma batalha histórica com o objetivo de conquistar a Lua e provar sua hegemonia no campo espacial. Durante ato comemorativo realizado na Nasa, o primeiro americano a orbitar a Terra, John Glenn, declarou: "Lançada um pouco antes do natal, a missão balançou as tensões e com grande sensibilidade ditou o melhor caminho para a exploração do espaço".

A tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional também rendeu homenagens aos três homens da Apollo 8 e em discurso transmitido ao vivo disseram: "Devemos sempre nos lembrar desses bravos exploradores. Nos sentimos muito honrados em nos apoiar em seus ombros e continuar a jornada".


Fotos: No topo, "Terra Nascendo", a primeira visão da Terra a partir da Lua feita pelo Homem. Na seqüência, o resgate da tripulação nas águas do Pacífico, feito pela marinha americana. Acima, cena do interior da cápsula após o resgate. Crédito: Nasa.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles