Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Energia
Sábado, 4 nov 2006 - 17h48

Adiante seu relógio: o Horário de Verão começa à meia-noite

Começa à meia-noite deste domingo e vai até 25 de fevereiro de 2007, a 36ª edição do Horário de Verão, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora.

A medida entra em vigor com o objetivo de aproveitar melhor a luz natural ao entardecer e abrange os mesmos estados do ano passado. São eles Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

De acordo com o dados fornecidos pelo ONS, Operador Nacional do Sistema, a previsão é que haja uma redução entre 4% a 5% durante o horário de pico, o que representa aproximadamente 2 mil MW (megaWatts).

Nas regiões Sudeste e Centro- Oeste, a previsão é de uma redução de cerca de 1560 MW, o equivalente a duas vezes ao consumo máximo de Brasília. Na região Sul a redução será de 530 MW, o que equivale à 80% da carga no horário de pico da cidade de Porto Alegre (RS).


O Horário de Verão
A idéia foi criada em 1784 por Benjamin Franklin, nos Estados Unidos, com o propósito de melhor aproveitamento da luz natural durante os dias mais longos do ano. Em inglês, o período recebe a denominação de daylight saving time, o que retrata bem a idéia. No entanto, a idéia de Franklin não foi posta em prática imediatamente. Foi somente em 1914, na Alemanha, que o primeiro horário de verão foi instituído.


No Brasil
O Horário de Verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931-1932, mas até 1967 sua sua implantação foi feita de forma esporádica e sem um critério científico mais apurado.

A medida ficou suspensa por 18 anos e voltou a vigorar no verão de 1985-86, como parte de uma série de medidas tomadas pelo governo devido ao racionamento ocorrido na época, por falta d’água nos reservatórios das hidrelétricas. Desde então o horário de verão passou a ocorrer todos os anos.

Estudos mais aprofundados foram realizados nos últimos anos, gerando critérios mais apurados para melhorar sua implantação.


Como fica
Os mapas abaixo mostram como ficam distribuídos os fusos horários no Brasil a partir da meia-noite de domingo. O primeiro mapa, abaixo, mostra a hora padrão.

O segundo mapa, abaixo, mostra como ficam as diferenças em horas dos diversos Estados com relação ao Horário de Brasília. Note que o extremo oeste da Amazônia estará 3 horas atrás. Quando em Brasília os relógios marcarem 16 horas, em Atalaia do Norte, Boca do Maoco, Benjamin Constant, Eirunepe, Envira e Ipixuna, ainda serão 13 horas.

Para saber mais sobre as horas em todos os Estados do Brasil acesse nossa página de fusos horários







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière