Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Quinta-feira, 18 set 2008 - 11h49

Imagem Histórica: Módulo Águia se prepara para pousar na Lua

Recentemente a Nasa, a agência espacial americana, colocou à disposição do público uma série de imagens de alta resolução e consideradas históricas, que marcam os 50 anos de existência da entidade. Uma das imagens já disponibilizadas é a mostrada abaixo, onde vemos o módulo Eagle se preparando para descer na Lua em 20 de julho de 1969.

Módulo Eagle

A cena foi captada de dentro do módulo lunar pelo piloto e astronauta Michael Collins e mostra a Eagle (Águia) em configuração de pouso. Dentro dela dois homens se preparavam para entrar na história: o piloto Buzz Aldrin e o comandante Neil Armstrong, que algumas horas depois seria o primeiro Homem a pisar na Lua.

Na foto podemos ver três tubos, similares à antenas retráteis, fixadas aos pés do módulo. Esses dispositivos eram sensores usados para detectar o momento do "toque" do módulo na superfície, facilitando a tarefa de Armstrong em conduzir o pouso.

Ao tocar o solo, os sensores enviavam um sinal ao comandante, informando que os motores deveriam ser desligados. Esse dispositivo foi usado em todos os pousos tripulados na Lua e nunca apresentou falha. Instantes depois da foto Armstrong confirmava: "A Águia Pousou".

Sem dúvida, uma bela imagem para a posteridade. No canto superior, a Lua.

Foto: Crédito: Nasa. Clique para ampliar.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles