Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Tecnologias
Quinta-feira, 6 nov 2008 - 09h22

Made in China: Lamost é o maior telescópio óptico do mundo

Nem bem os chineses terminaram de comemorar seu primeiro passeio espacial realizado em setembro, a agência de notícias da China, Xinhua, divulgou nesta quarta-feira (05/nov) um novo boletim, onde confirma que o país acaba de finalizar a construção do maior telescópio óptico do mundo.

Telescopio Lamost

O equipamento, batizado de Lamost, custou o equivalente a 35 milhões de dólares e foi construído no alto de uma montanha do observatório de Xinglong, a 960 metros de altitude e 170 km de Pequim. O aparelho pertence à Academia de Ciências da China e será operado pelo Centro de pesquisa do Observatório Astronômico Nacional.

A abertura do novo telescópio equivale a 4 metros de diâmetro, capaz de obter o espectro luminoso de objetos extremamente fracos, de 20.5 magnitudes, em apenas 2 horas de exposição. Seu plano focal é de 1.75 m de diâmetro, correspondente a 5 graus de largura de campo e pode acomodar 4 mil fibras óticas. Assim, a luz de 4 mil objetos pode ser decomposta e analisada simultaneamente.

Espelho MA Telescopio Lamost

A capacidade do Lamost (large Sky Area Multi-object Fiber Spectroscopic Telescope) é duas vezes superior ao norte-americano SDSS, instalado no Novo México e até agora considerado o maior telescópio óptico do mundo.

Segundo Donald York, professor da Universidade de Chicago e diretor fundador do SDSS, o Lamost possui 5.5 vezes mais fibras óticas que SDSS e confirmou que o telescópio chinês pode ter maior utilidade que o SDSS desde que os astrônomos chineses consigam que ele trabalhe em alto rendimento.

Como Funciona
O telescópio Lamost consiste de dois módulos refletores principais chamados MA e MB, compostos de múltiplas células de espelhos. Cada célula é controlada individualmente através de computadores, que corrigem qualquer erro no apontamento dos raios luminosos vindos dos objetos celestes. Essa técnica permite que um conjunto de espelhos menores atue como um grande refletor único.

Funcionamento Telescopio Lamost

Durante o funcionamento, a luz captada pelo espelho corretor MA é refletida até o espelho esférico MB, que a focaliza sobre o conjunto de 4 mil fibras ópticas, cuja posição também é corrigida por computador aumentando ainda mais a qualidade da imagem. O sinal luminoso captado é então guiado até os espectrógrafos, localizados no interior do observatório.


Artes: No topo, Instalações do telescópio Lamost no alto do observatório de Xinglong, a 960 metros de altitude. Na seqüência, refletor MA composto por múltiplas células de espelhos controladas por computador. Acima, diagrama de funcionamento do telescópio. Crédito: Lamost/CAS.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O diabo é um otimista se pensa que pode fazer as pessoas piores do que são. " - Karl Kraus