Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Meio Ambiente
Quarta-feira, 21 fev 2007 - 10h03

Satélite capta tempestade de areia sobre o Golfo Pérsico

Em órbita sobre o Oriente Médio no último dia 17, o satélite de sensoriamento remoto Aqua registrou uma extensa faixa de poeira e areia em suspensão, provocada por mais uma das violentas de tempestades de vento nos desertos da região.

Nesta cena, a tempestade é vista sobre o Golfo Pérsico, dirigindo-se em sentido nordeste em direção ao Estreito de Ormuz, na extremidade direita superior da imagem.

Tingida de bege, a tempestade de poeria e areia tem origem no grande deserto Ar Rub’ al Khali, que cobre a maior parte da Arábia Saudita, norte do Yemem e Emirados Árabes Unidos.

Junto com o norte da África, a Península Arábica é uma das mais ativas regiões causadoras de tempestades de poeira e areia do mundo. Não raro, a poeira dos desertos atinge a Europa e florestas tropicais na América do Sul.

A coloração esverdeada que salpica as águas do Golfo é provocada por depósitos de sedimentos ou pelas águas mais rasas. Ao longo da costa dos Emirados Árabes Unidos e distante da poeira, pode-se observar a grande quantidade de balneários artificiais, contruídos com a areia do deserto ao longo da costa árabe de Dubai. O destaque fica por conta das praias artificiais de Palm Jebel Ali e Palm Jumeirah, vistas em destaque na imagem acima.

Clique sobre a imagem acima e navegue pela região !

Gostou dessa imagem?
Então conheça nosso banco comentado de imagens de satélites!







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating