Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Quinta-feira, 3 mai 2007 - 10h08

Satélite da Nasa detecta tempestade de areia sobre a Ásia

Uma gigantesca tempestade de areia e poeira, ocorrida nesta quarta-feira (02) sobre o deserto do Casaquistão, foi detectada por duas vezes pelos satélites de sensoriamento remoto Aqua e terra, que orbitavam aquela região asiática. As imagens, captadas em dois momentos diferentes, mostram o fortalecimento do fenômeno, ocorrido a oeste da cidade de Tselinogrado.

As imagens foram feitas através dos sensores de resolução moderada MODIS (sigla para Radiômetro Espectral de Resolução Moderada), capazes de estudar a superfície da Terra em 36 comprimentos de onda diferentes. Os satélites Terra e seu irmão gêmeo Aqua pertencem à NASA e são atualmente os principais instrumentos de sensoriamento remoto daquela instituição.

A primeira imagem foi tomada pelo satélite Terra às 06h35 UTC e a segunda pelo satélite Aqua às 08h25 UTC. A comparação entre elas mostra o nítido crescimento da tempestade, tanto em tamanho como em intensidade.

Em ambas as cenas, as plumas de poeira e areia aparecem como faixas largas de coloração bronzeada.

Normalmente as tempestades de areia têm origens em locais diferentes que podem ser detectadas em imagens de satélites. Nestas cenas, pontos de formação da tempestade podem ser vistos no sudoeste, indicando que naquele momento o vento soprava em direção nordeste. Muitos outros pontos de formação podem ser vistos próximo ao lago Tengiz, assinalado na foto.

A cena mostra também bancos de nuvens imediatamente ao norte da tempestade, talvez associados ao mesmo sistema que varreu a poeira do solo. Os pontos que pipocam ao norte do Casaquistão são focos de calor, indicando um aquecimento anormal da temperatura da superfície, provavelmente incêndios florestais ou queimadas para fins agrícolas.

Fotos: Agradecimentos a Jeff Schmaltz, do MODIS Rapid Response Team, Goddard Space Flight Center. Clique sobre as imagens para vê-las em alta resolução.

Veja no Satmap:
Imagens de satélite e mapas da região de Tselinogrado, no Casaquistão







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating