Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Astronomia
Segunda-feira, 23 jun 2014 - 09h18

Observação solar em parque atrai centenas de pessoas em SP

No último domingo, os visitantes do Parque da Aclimação, SP, participaram de um evento completamente diferente. Cercados de verde, aprenderem bastante sobre astronomia e se encantaram ao ver o Sol com telescópios e óculos especiais.

Três crianças vendo o Sol em SP
Clique para ampliar

O evento foi realizado pelo Apolo11.com como parte das comemorações do 1º Dia Internacional do Sol, marcado por observações solares em diversas partes do mundo.

Em São Paulo, as observações foram feitas no Parque da Aclimação, na região central da cidade e durante mais de três horas centenas de visitantes, incluindo muitos turistas estrangeiros, puderam observar o Sol através de telescópios e óculos especiais.

Observação Solar em SP
Clique para ampliar

Criança observa o Sol ao telescópio
Clique para ampliar
-->

"Nosso objetivo foi mostrar ao público o Sol como ele é. As pessoas normalmente sentem o calor e até a falta do Sol, mas devido ao intenso brilho, ninguém consegue olhar pra ele", disse Rogério Leite, organizador do evento e diretor do Apolo11.com.

Dois observadores Solares em São Paulo
Clique para ampliar

Para ver o Sol, o Apolo11 levou ao parque dois telescópios. U deles mostrou aos presentes a fotosfera e suas manchas solares enquanto o outro revelou a cromosfera do Sol no comprimento de onda do H-Alpha, com inúmeras proeminências e jatos de gás visíveis no limbo da estrela.

Crianças observando Sol em São Paulo
Clique para ampliar

Durante as observações, o encanto era nítido no rosto dos participantes. Muitos não acreditavam que o que viam era realmente o Sol. As crianças foram as maiores beneficiadas, já que provavelmente nunca olharam o Sol com atenção e segurança. O espanto e admiração eram a marca registrada no rosto da meninada!

Crianças vendo o Sol em SP
Clique para ampliar


De acordo com Leite, a observação no parque da Aclimação foi além da expectativa, e já pensa em repetir o evento. "Ficamos plenamente satisfeitos com o resultado da observação pública e novas sessões deverão acontecer ainda este ano. Aguardem!".

Vamos torcer. Bons céus!

Durante o dia serão publicadas mais fotos do evento!






Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire