Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Astronomia
Quinta-feira, 31 jul 2008 - 15h17

Hoje tem eclipse total do Sol. Mas não precisa olhar pro céu!

Desde a antiguidade, o eclipse solar é um dos fenômenos astronômicos mais marcantes que se pode testemunhar e ocorre justamente quando a Lua, em sua fase Nova, se posiciona exatamente entre a Terra e o Sol.

Se durante esse posicionamento a Lua se encontra em seu perigeu, ou seja, mais próxima da Terra, seu diâmetro aparente será maior que o diâmetro do Sol fazendo com que este fique completamente encoberto. Quando isso ocorre o fenômeno recebe o nome de eclipse total do Sol.

Por outro lado, se a Lua estiver próxima ao apogeu (maior afastamento da Terra), seu diâmetro irá parecer menor que o do Sol. Por não preencher todo o disco estelar, parte do Sol ainda permanece visível em forma de anel, daí o nome "anular" para este tipo de eclipse. Anular significa "em forma de anel".

Na manhã do dia 1 de agosto de 2008 a Lua estará próxima de seu perigeu e passará exatamente à frente do disco solar, provocando o quinto eclipse total do século XXI. O fenômeno poderá ser visto por mais de 1 bilhão de pessoas nas latitudes elevadas do hemisfério Norte, o que infelizmente exclui o Brasil e boa parte do mundo. O eclipse terá início às

Como podemos ver na ilustração, a sombra da Lua sobre a Terra atravessará um estreito corredor que se inicia no Canadá, passa pelo noroeste da Groenlândia, oceano Ártico, norte da Sibéria, o oeste da Mongólia e finaliza na China, quando o Sol se põe às 08h20 de Brasília.

Para que você não fique totalmente na mão alguns sites da internet vão retransmitir o evento. Um deles é o próprio Apolochannel, que iniciará as transmissões a partir das 07h00 da manhã. Pelo menos você não vai precisar de óculos escuros!

Arte: Caminho da sombra da Lua durante o eclipse de 1 de agosto de 2008. Crédito: Fred Espenak, NASA/GSFC.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates