ATENÇÃO
Ajude a manter GRÁTIS o conteúdo do Apolo11. Colabore conosco. Clique Aqui
A página ENERGIA BRASIL permite acompanhar diariamente a capacidade hidráulica das bacias e reservatórios que compõem a matriz hidroelétrica do Sistema Elétrico Brasileiro. Os dados brutos são fornecidos pelo ONS, o Operador Nacional do Sistema e processados pelo Apolo11, com o objetivo é dar uma visão mais clara da evolução da capacidade de geração de cada sistema ao longo do tempo.
Capacidade Hidráulica do Sistema Elétrico
Atualização: 27/01/2022 - Variação Semanal
SISTEMA18/0126/01
Sudeste
Centro-Oeste
37.8%39.9%
(5.6%)
Sul38.3%35.0%
(-8.6%)
Nordeste72.9%73.0%
(0.1%)
Norte85.7%86.6%
(1.1%)
O gráfico acima apresenta a evolução quinzenal das reservas hídricas dos quatro subsistemas. O eixo vertical Y representa o porcentual de capacidade enquanto o eixo horizontal X é a variação a cada 15 dias. A data mais recente é o primeiro à direita no gráfico.
A tabela mostra a evolução semanal, com os números entre parênteses indicando a variação neste período.





Volume Útil dos Reservatórios

Os gráficos seguintes mostram o Volume Útil de cada um dos reservatórios que compõe cada uma das bacias que fazem parte de cada Subsistema. O nome de cada reservatório pode ser visto no lado esquerdo, enquanto cada bacia é anotada em vermelho, junto à variação semanal da capacidade. Ao lado das barras vemos a capacidade atual de cada um dos reservatórios.



Composição do Sistema Elétrico

O Sistema de geração de energia hidráulica do Brasil é composto por 4 Subsistemas: Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, Subsistema Sul, Subsistema Nordeste e Subsistema Norte. É no Sudeste/Centro-Oeste que estão as principais bacias responsáveis por mais da metade da geração de energia de hidrelétricas do país.


Subsistema Sudeste/Centro-Oeste

É composto pelas bacias Grande, Paraíba do Sul, Paraná, Paranaíba, Paranapanema, São Francisco, Tietê e Tocantins, onde estão vinte principais reservatórios de água para a produção de energia. Destaque para os reservatórios de Furnas, Nova Ponte, Emborcação e Serra da Mesa.
Status: Capacidade Atual: 39.9% - Em alta de 5.6% na semana

Subsistema Sul

É composto pelas bacias Capivari, Iguaçu, Jacuí, Paranapanema e Uruguai onde estão 12 principais reservatórios de água para a produção de energia. Destaque para os reservatórios de Governador Bento Munhoz, Salto Santiago, Passo Real e Barra Grande.
Status: Capacidade Atual: 35.0% - Em baixa de -8.6% na semana

Subsistema Nordeste

É composto composto pelas bacias Jequitinhonha e São Francisco onde estão 4 principais reservatórios de água para a produção de energia. Destaque para os reservatórios de Sobradinho e Três Marias.
Status: Capacidade Atual: 73.0% - Em alta de 1.1% na semana

Subsistema Norte

É composto pelas bacias Amazonas e Tocantins onde estão 3 principais reservatórios de água para a produção de energia. Destaque para os reservatórios de Tucuruí e Serra da Mesa.
Status: Capacidade Atual: 86.6% -



Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2022

"O homem é um deus quando sonha e um indigente quando pensa" - Friedrich Holderlin -