Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Aventuras e Expedições
Sexta-feira, 20 nov 2009 - 07h47

Barco movido a energia solar vai dar a volta ao mundo

Uma inovadora embarcação movida a energia solar promete dar a volta ao mundo em 2011. O projeto está em desenvolvimento por uma empresa suíça e dois estaleiros alemães.

A embarcação batizada de “Planet Solar” é um iate com 31 metros de comprimento e 15 de largura, e pesa 60 toneladas. Toda sua superfície será coberta com placas solares, com exceção da cabine de comando. Seu interior comporta até cinco tripulantes.

"O casco está pronto e em breve receberá a cobertura", anunciou Andreas Kling, um dos estaleiros germânicos envolvido no projeto. As primeiras provas em mar aberto deverão ser realizadas no mar Mediterrâneo com uma escala em algum porto espanhol já nos primeiros meses do ano que vem.

Em meados de 2011, a embarcação inicia a sua aventura ao redor do mundo a partir de Marselha, na França. O marinheiro francês Gérard d'Aboville participa da expedição. D'Aboville foi o primeiro homem a cruzar o oceano Atlântico em um bote a remo em 1980.

A empresa resolveu apostar no desafio com o objetivo de aliar o conhecimento e a tecnologia à energia renovável. Os idealizadores do projeto querem mostrar ao público que existem alternativas e a energia limpa é o caminho para um mundo durável.


Arte: Maquete eletrônica mostra o barco Planet Solar, de 31 metros de comprimento e 15 de largura. Crédito: Planet Solar.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles