Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Brasil no Espaço
Quarta-feira, 4 dez 2013 - 11h00

Brasil: garoto de 16 anos envia balão à fronteira do espaço

Um aluno do 2° ano do Ensino Médio do interior de São Paulo realizou um sonho que muita gente grande tem vontade de repetir. Ele enviou à fronteira do espaço um balão carregado de instrumentos e câmeras e de lá registrou até a curvatura da Terra.

Curvatura da Terra - Projeto Cirrus
Clique para ampliar

Batizado de Projeto Cirrus, o projeto foi idealizado pelo estudante do ensino médio Francesco Lena, da cidade de Amparo, no interior de São Paulo, que durante mais de um ano trabalhou arduamente no projeto e construção do experimento.

O sonho de Lena, de apenas 16 anos de idade, era fazer vídeos da estratosfera. Para isso contou com a ajuda da família, amigos, escola e namorada e tocou em frente o seu projeto, um balão meteorológico de 1500 gramas equipado com três câmeras digitais, um localizador GPS via satélite e um data-logger para analisar os dados coletados durante o voo.

Balão Horizon - Projeto Cirrus
Clique para ampliar

O lançamento do balão aconteceu no dia 28 de novembro e após atingir a altitude máxima de 32 quilômetros o artefato estourou e a carga útil retornou à Terra com o auxilio de um paraquedas. Alguns minutos depois do pouso a primeira mensagem de localização foi transmitida automaticamente, informando ao controle da missão onde a sonda se encontrava, a 17 km do local do lançamento.

"Nós perseguimos o balão até que ele explodiu. Mesmo de longe, foi possível vê-lo como uma estrela pequena e bastante brilhante", afirmou o estudante.

No ápice da missão a sonda enfrentou condições extremas, com a temperatura atingindo -55°C e a pressão atmosférica a 0,2% daquela ao nível do mar!

A primeira coisa que Lena fez após recuperar a carga útil foi verificar as imagens gravadas durante a missão. E as cenas eram impressionantes, de tirar o fôlego.

"Neste dia o cometa ISON estava passando perto do Sol e embora a captura de imagens não tenha sido possível, fomos capazes de registrar a curvatura da Terra e a escuridão do espaço", disse Lena.

Para entrar em contato com Franscesco Lena, essa é sua página no Facebook: https://www.facebook.com/projetocirrus

Missão foi cumprida!



Fotos: No topo, maravilhosa imagem da curvatura da Terra registrada pela câmera de bordo do balão Horizon. Na sequência, o aluno Francesco Lena no momento em que preenchia de hélio o balão Horizon, de 1500 gramas, em 28 de novembro. No vídeo, as maravilhosas imagens capturadas pela câmera de bordo. Créditos: Francesco Lena, Apolo11.com.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Roubar não é só meter a mão na carteira das pessoas. Roubar é gastar errado com mordomias, com obras faraônicas, privilegiando quem já tem." - Ciro Gomes