Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Brasil no Espaço
Quinta-feira, 19 jul 2007 - 13h02

Foguete brasileiro VSB-30 é lançado com sucesso

Após uma série de adiamentos, a Agência Espacial Brasileira, AEB, lançou com sucesso o foguete VBS-30, que partiu às 12h14 do Centro de Lançamento de Alcântara.

Em comunicado ofical, a Agência informou que o lançamento foi um sucesso e está aguardando mais dados sobre o comportamento dos experimentos a bordo.

Leia a Íntegra do Comunicado

O foguete brasileiro VSB-30 foi lançado com sucesso às 12h14h desta quinta-feira (19) a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O veículo levou nove experimentos científicos, selecionados pela Agência Espacial Brasileira (AEB) por meio do Programa Microgravidade.

Daqui a cerca de duas horas serão divulgados os resultados do vôo. Dados obtidos pelo CLA indicam que o foguete seguiu a trajetória corretamente, o que significará a obtenção de 6,5 minutos de microgravidade, dentre os 20 minutos totais do percurso.

Neste momento, as equipes de resgate estão de prontidão para a busca da carga útil, seção do foguete que leva os experimentos científicos de Biotecnologia, Engenharia, Física, Nanotecnologia e Medicina.

As pesquisas são da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Centro Universitário da FEI, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA), Universidade de Hohenheim (Alemanha), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A campanha de lançamento teve início no dia 26 junho e mobilizou mais de 200 especialistas, entre profissionais da Agência Espacial Brasileira (AEB), Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Agência Espacial Alemã (DLR) e equipes responsáveis pelos experimentos científicos.

Este foi o quarto vôo do VSB-30, que foi lançado do CLA em 2004 e do Campo de Esrange, na Suécia, em 2005 e 2006, todos bem-sucedidos.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O diabo é um otimista se pensa que pode fazer as pessoas piores do que são. " - Karl Kraus