Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Brasil no Espaço
Terça-feira, 24 jan 2006 - 06h59

Russos chegam ao Brasil e adiam viagem de astronauta brasileiro

Em comunicado oficial, o fabricante da nave russa Soyuz pediu ontem o adiamento da missão. A intenção é fazer maiores verificações em diversos subsistemas que serão utilizados na missão.

De acordo com o coordenador da Missão brasileira, Raimundo Mussi, esses atrasos são comuns, já que não se pode colocar em risco a vida das pessoas envolvidas. Ainda segundo ele, esse atraso não deve interferir nos planos do Brasil relacionados à viagem.

A viagem, que estava marcada para o dia 22 de março, foi adiada para o fim de março.

Uma comissão técnica da agência espacial da Rússia está no Brasil para se encontrar com os pesquisadores responsáveis pelas experiências científicas que serão levadas ao espaço pelo astronauta brasileiro, o tenente-coronel Marco Pontes. O país vai enviar nove experimentos, nas áreas de engenharia, física, microeletrônica, nanotecnologia e biotecnologia.

Nesta segunda-feira, os técnicos estrangeiros visitaram o laboratório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde serão realizados os testes que vão garantir a segurança do material que será levado ao espaço. "É essencial verificar a capacidade de resistência dos experimentos em relação à vibração, temperatura e tipos de materiais, para não pôr em risco a estrutura da estação espacial e a vida dos tripulantes", disse o engenheiro de Sistemas das Cargas Úteis do Inpe, Otávio Bogossian.

Os testes serão realizados durante quatro dias. Testes complementares, se necessários, serão feitos a partir de sexta-feira. Se forem aprovados, os experimentos serão levados à Rússia 40 dias antes da partida de Pontes.

A missão foi batizada de Centenário para homenagear os cem anos do primeiro vôo do 14 Bis, construído pelo brasileiro Santos-Dumont. Para levar o astronauta brasileiro na nave russa Soyuz, o Brasil fechou um acordo com o governo russo.


Veja também:

  • Foguete brasileiro explode na Base de Alcântara, matando 21 de pessoas
  • Confirmado: astronauta brasileiro irá à ISS em março de 2006
  • Matérias sobre tecnologia espacial
  • Boletins StarsatNews
  • Aprenda a receber imagens meteorológias diretamente dos satélites
  • Participe de nosso Workshop de Imagens de Satélites






  • Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
    Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

    "As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates