Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Tecnologias
Sábado, 16 mai 2009 - 08h25

Astronautas trocam baterias e giroscópios do telescópio Hubble

Após quase oito horas no espaço exterior, os astronautas Michael Good e Mike Massimino realizaram na sexta-feira (15 de maio) a segunda caminhada espacial da missão STS-125 para o conserto do telescópio espacial Hubble. A caminhada teve início às 09h49 e finalizou às 17h15 e foi a oitava mais longa atividade extraveicular da história espacial.

A segunda caminhada, de um total de cinco previstas para a missão, cumpriu todos os objetivos programados, entre eles a troca das três unidades RSU (rate sensing units) que contêm os giroscópios que ajudam a manter a orientação espacial do telescópio.

Além das RSUs, Massimino e Good removeram da baia 2 uma das baterias do telescópio e a substituíram por uma nova unidade. O segundo conjunto de baterias será substituído da baia 3 na segunda-feira, pelos especialistas John Grunsfeld e Andrew Feustel. A função das baterias é fornecer energia quando o telescópio passa pela zona de sombra da Terra e seus painéis solares não ficam expostos ao Sol.

Quarenta minutos após a instalação dos módulos, a equipe do Centro de Controle do Telescópio Espacial, localizada no Centro Espacial Goddard, da Nasa, confirmou o correto funcionamento dos seis giroscópios e das baterias.

Além dos trabalhos de reparos do telescópio, o comandante Scott Altman e a especialista Megan McArthur também realizaram a inspeção das quarenta placas cerâmicas que foram avariadas durante o lançamento do ônibus espacial. Baseados nas imagens coletadas, os engenheiros liberaram o sistema de proteção térmico até a nova inspeção que será realizada na terça-feira.


EVA 3 - Sábado
A terceira EVA (atividade extraveicular) está programada para este sábado às 09h16 pelo horário de Brasília e terá como objetivo principal a instalação do moderno Espectrógrafo de Origens Cósmicas, COS e da Câmera Avançada de Pesquisas, ACS.

O COS é um espectroscópio que "vê" apenas no comprimento de onda ultravioleta, capaz de decompor a luz proveniente de galáxias em evolução ou planetas em formação, permitindo aos cientistas conhecerem os elementos químicos que compõe os objetos. De acordo com a Nasa, o novo equipamento aumentará em 70 vezes a capacidade de observação de objetos muito tênues.

Da mesma forma que a câmera WCF3, substituída na primeira EVA, o COS será instalado no local de outro equipamento que será substituído. Neste caso a peça a ser trocada será o COSTAR, um dispositivo instalado no Hubble durante a primeira missão de reparos em 1993 e que foi utilizada para corrigir uma imperfeição do espelho principal do telescópio. Desde a primeira missão de consertos, todos os instrumentos trocados já englobavam a tecnologia de correção, assim o Costar não é mais necessário.

A ACS é a uma das principais câmeras do Hubble e é a responsável pelas mais belas imagens captadas pelo telescópio. Segundo a Nasa, o conserto desses dois equipamentos é comparado a uma verdadeira cirurgia cerebral, tamanha a complexidade e delicadeza da operação.

Leia também: Saiba tudo sobre o conserto do Telescópio Hubble


Veja ao Vivo!
Como nas outras ocasiões, todas as atividades da missão podem ser acompanhadas ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Veja abaixo a programação da missão. Todas as datas estão no horário de Brasília. Veja ao vivo - ApoloChannel

11 maio - 15h01 - Lançamento do ônibus espacial
12 maio - 10h01 - Inspeção da proteção térmica da estrutura do ônibus
13 maio - 13h54 - Captura do Telescópio Hubble
14 maio - 09h16 - 1º passeio espacial: Instalação da Câmera de Campo Largo
15 maio - 09h16 - 2º passeio espacial: Substituição dos giroscópios e baterias
16 maio - 09h16 - 3º passeio espacial: Instalação do instrumento COS - Câmera de Origens Cósmicas
17 maio - 09h16 - 4º passeio espacial: Reparo do Espectrógrafo Imageador STIS
18 maio - 09h16 - 5º passeio espacial: Reparo do sensor de guiagem fina e substituição de baterias
19 maio - 09h53 - Liberação do telescópio Hubble
19 maio - 13h51 - Última inspeção do escudo de proteção térmica
20 maio - 09h31 - Conferência de imprensa com os astronautas
21 maio - 08h11 - Checagem dos sistemas de vôo da Atlantis
21 maio - 13h16 - 1º Entrevista com os astronautas
21 maio - 18h01 - 2º Entrevista com os astronautas
22 maio - 12h41 - Retorno da Atlantis ao Centro Espacial Kennedy


Foto: No topo, telescópio espacial Hubble anexado ao compartimento de carga da Atlantis, tendo ao fundo a atmosfera terrestre salpicada de nuvens. Acima, vídeo mostra os melhores momentos da EVA 2, transmitida ao vivo pela Nasa-TV. Crédito: Nasa/Nasa-TV/Youtube.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire