Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Segunda-feira, 11 mai 2009 - 09h27

Atlantis parte hoje em missão que supera 1 bilhão de dólares

Segunda-feira - 15h30
O ônibus espacial Atlantis foi lançado com sucesso na tarde dessa segunda-feira da base do Centro Espacial Kennedy na Flórida. O lançamento ocorreu sem qualquer suspensão da contagem regressiva e a nave entrou em órbita 8 minutos após a ignição dos motores principais.

Durante os próximos dois dias as tarefas espaciais mais importantes compreenderão a inspeção do escudo de proteção térmico da Atlantis e as manobras de aproximação do telescópio espacial Hubble, que será resgatado na quarta-feira, 13 de maio, às 13h54 pelo horário de Brasília.

No dia 14 de maio terá início a primeira atividade extraveicular e as operações de conserto e upgrade do telescópio. As atividades serão feitas externamente pelos astronautas John Grunsfeld e Andrew Feustel, auxiliados pela astronauta Megan McArthur que comandará o braço robótico Canadarm.

A programação completa pode ser vista no final da página.


Atlantis parte hoje em missão que supera 1 bilhão de dólares
Se tudo correr conforme o planejado, na tarde desta segunda-feira terá início a mais cara e intrincada operação de conserto jamais realizada no espaço. Exatamente às 15h01 pelo Horário de Brasília, a agência espacial americana, Nasa, acionará os foguetes que levarão o ônibus espacial Atlantis a se encontrar com o telescópio Espacial Hubble, o principal observatório orbital dos EUA.

A missão, batizada oficialmente de STS-125, será realizada em 11 dias e durante o tempo de permanência no espaço serão realizadas cinco atividades extraveiculares (passeios espaciais) com duração de mais de 31 horas. Com a missão a Nasa espera adicionar pelo menos mais cinco anos de funcionamento ao telescópio Hubble, considerado pelos cientistas norte-americanos como o mais importante observatório espacial dos EUA, responsável pelas mais importantes observações astronômicas realizadas até agora. De acordo com a agência americana o valor estimado da missão supera 1.1 bilhão de dólares.

"Cada minuto no espaço é muito, muito caro. Não haverá tempo a perder e todas as tarefas serão realizadas com pouquíssima margem de erro", disse Bill Gerstenmaier, diretor da Nasa para a missão de conserto.

Muito caro
Estima-se que a Nasa tenha direcionado aproximadamente 100 milhões de dólares com o projeto e construção das 60 novas ferramentas que serão usadas nos consertos. Uma das novas chaves de fenda, por exemplo, é capaz de rotacionar a 240 rpm (rotações por minuto), quatro vezes mais rápido que as ferramentas atuais da Nasa, e será usada para remover rapidamente os 150 parafusos que prendem os painéis do telescópio. Somente esta ferramenta teve um custo de desenvolvimento estimado em 1 milhão de dólares.

Outra ferramenta que foi projetada especialmente para a missão permitirá aos astronautas removerem placas de circuito impresso sem precisar tocar em seus cantos pontiagudos, o que poderia representar riscos aos caros trajes espaciais. Além disso, desenvolveram compartimentos que impedirão que os parafusos retirados dos painéis flutuem para longe no espaço.

A Nasa é reconhecida por pagar muito dinheiro por itens relativamente simples usados em suas missões. No ano passado uma astronauta perdeu no espaço uma bolsa de acrílico contendo uma pistola de graxa, uma raspadeira e um saco de lixo e que segundo a agência custava 100 mil dólares.

Lançamento
O lançamento do ônibus espacial Atlantis será feito às 15h01 pelo Horário de Brasília a partir da plataforma 39-A da base de Cabo Canaveral, na Flórida. Segundo o centro de meteorologia e previsão do tempo da Nasa, existem 90% de probabilidade de que as condições do tempo permaneçam adequadas ao lançamento.

O preenchimento do gigantesco tanque externo de combustível teve início às 05h41, quando os engenheiros deram sinal verde para a abertura das válvulas, liberando o fluxo de 1.5 milhões de litros de hidrogênio e oxigênio líquidos responsáveis pela alimentação dos três foguetes principais do ônibus espacial.

Leia também:
Conheça a sequência de lançamento dos ônibus espaciais

Saiba tudo sobre o conserto do Telescópio Hubble


Veja ao Vivo - Programação
Todas as atividades da missão, desde o lançamento nesta segunda-feira até o pouso da Atlantis no dia 22 de maio poderão ser acompanhadas ao vivo no Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Veja abaixo a programação da missão. Todas as datas estão no horário de Brasília. Veja ao vivo - ApoloChannel

11 maio - 15h01 - Lançamento do ônibus espacial
12 maio - 10h01 - Inspeção da proteção térmica da estrutura do ônibus
13 maio - 13h54 - Captura do Telescópio Hubble
14 maio - 09h16 - 1º passeio espacial: Instalação da Câmera de Campo Largo
15 maio - 09h16 - 2º passeio espacial: Substituição dos giroscópios e baterias
16 maio - 09h16 - 3º passeio espacial: Instalação do instrumento COS - Câmera de Origens Cósmicas
17 maio - 09h16 - 4º passeio espacial: Reparo do Espectrógrafo Imageador STIS
18 maio - 09h16 - 5º passeio espacial: Reparo do sensor de guiagem fina e substituição de baterias
19 maio - 09h53 - Liberação do telescópio Hubble
19 maio - 13h51 - Última inspeção do escudo de proteção térmica
20 maio - 09h31 - Conferência de imprensa com os astronautas
21 maio - 08h11 - Checagem dos sistemas de vôo da Atlantis
21 maio - 13h16 - 1º Entrevista com os astronautas
21 maio - 18h01 - 2º Entrevista com os astronautas
22 maio - 12h41 - Retorno da Atlantis ao Centro Espacial Kennedy



Foto: Ônibus espacial Atlantis aguarda momento de lançamento, em foto registrada na madrugada de 11 de maio de 2009. Crédito: Nasa/Kennedy Space Center.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles