Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Tecnologias
Terça-feira, 30 set 2008 - 09h08

Hubble falha e Nasa suspende missão de reparo do telescópio

Uma falha inesperada, ocorrida no sistema principal de armazenagem e envio de dados do telescópio espacial Hubble, no último sábado (27/set), fez com que a Nasa adiasse por tempo indeterminado o lançamento da missão Atlantis de reparo do satélite, programada para o dia 14 de outubro. A agência não informou quando a missão será retomada, mas segundo John Shannon, diretor do programa de naves da Nasa, não deve ocorrer antes de fevereiro de 2009.

Telescópio Hubble

A falha ocorreu no equipamento Formatador de Dados científicos SDF, após solicitar ao computador de bordo o backup do status do instrumento e dos dados científicos coletados. Da Terra, os cientistas tentaram resetar o Formatador e obter uma cópia dos dados armazenados no computador, mas a operação não foi bem sucedida.

Testes adicionais demonstraram que o subsistema chamado Lado-A, que estava em operação até sábado, não é mais capaz de transferir os dados científicos às estações na Terra. Isso significa que toda a operação deverá ser transferida para sistema de backup Lado-B, o que deve restaurar as operações e o funcionamento dos instrumentos científicos a bordo do Hubble.

O problema da transição é a complexidade envolvida, que requer que outros cinco módulos usados no gerenciamento dos dados sejam comutados para o Lado-B. A última vez que esses módulos foram acionados foi durante os testes do telescópio, no final dos anos da década de 1980, antes do lançamento.


Adiamento
A Nasa resolveu adiar o lançamento da Atlantis para aguardar uma posição da equipe de engenheiros do telescópio, que deverão fazer novas mudanças na lista de manutenções que serão realizadas no espaço, já que novos módulos deverão ser substituídos.

A equipe de operações já está trabalhando na transição para o equipamento reserva e acreditam que as primeiras configurações poderão começar ainda nesta semana.

Segundo Shannon, o Hubble deverá retornar às operações assim que as configurações forem finalizadas, mesmo assim já está em estudo o envio de um segundo equipamento de backup, que deverá ser instalado durante a missão da Atlantis.

Foto: Telescópio Espacial Hubble. Crédito Nasa.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles